terça-feira, julho 10, 2007

Obstipação

É difícil identificar a obstipação no bebé, já que a quantidade de defecação pode variar consideravelmente. Um bebé que em algumas ocasiões defeca quatro vezes ao dia, noutras alturas pode fazê-lo uma só vez em cada dois dias.
Muito frequentemente as crianças sofrem um pequeno incómodo ao excretarem matéria fecal dura e grande, enquanto outras choram quando eliminam uma mole. O ânus de um bebé com menos de 3 meses de idade pode ser estreito, o que supõe um esforço persistente e a eliminação de fezes finas. O médico pode diagnosticar este problema introduzindo suavememte um dedo com uma luva no ânus da criança. Dilatando o ânus uma ou duas vezes, costumam aliviar-se os sintomas.
Um dejecto de grande tamanho pode rasgar o revestimento do ânus (fissura anal), causando dor durante a evacuação e o possível aparecimento de uma pequena quantidade de sangue de cor vermelha intensa nas fezes. O médico pode identificar uma fissura com um anuscópio. Nos bebés, a maioria das fissuras sara rapidamente sem tratamento, mas um laxante suave pode facilitar a sua cura.
A obstipação intensa persistente, sobretudo se começa antes do primeiro mês, pode indicar um problema mais grave. Estes problemas incluem a doença de Hirschsprung (uma quantidade de nervos deficiente com um intestino demasiado grande) ou o mau funcionamento da tiróide.

3 comentários:

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

É sempre bom saber estas coisas :o)

As posições do Gui a dormir são engraçadas o calorzito é complicado para eles.

Olha mudei o nome do meu blog porque tenho tido problemas agora é:

http://fofinhadamama2005.blogspot.com/

Mas guarda o antigo talvez consiga resolver o problema

jinhos mto mto mto fofinhos, gandes e godos

Angel disse...

Quando estavamos só com o peito ele fazia a cada mamada, qd introduzi o suplemento comecou a fazer menos vezes por dia e agora faz apenas 1 vez por dia ou 1vez de 2 em 2 dias.

Bjs

Cláudia disse...

O meu tiago sempre foi um «cag@ozinho» lol

Felizmente!

Bjs grandes