segunda-feira, julho 16, 2007

Galinha com Mandiopã
Porções para 4 pessoas
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozedura: 40 minutos

1Kg de frango
Sal, pimenta preta moída
3 colheres de sopa de azeite
4 cebolas, às fatias
5 dentes de alho esmagados
2 latas de 400g de tomate picado
3 colheres de sopa de salsa, muito picadinha
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
1 chávena de leite
4 colheres de sopa de queijo parmesão raspado
6 claras, batidas em castelo

1. Cozer o frango numa panela, com sal e pimenta e cobrir com água. Cozer, em lume médio.
2. Num tacho, aquece-se o azeite e refoga-se a cebola e o alho durante 5 minutos. Adicionam-se então o tomate, sal, pimenta e a salsa. Deixar cozer, com o tacho destapado, durante 5 minutos.
3. Num outro tacho, derrete-se então a manteiga, junta-se a farinha e mexe-se bem para dissolver. Depois junta-se o leite, mexendo sempre, até o molho ficar espesso. Desliga-se o lume e passa-se ao passo seguinte.
4. Quando o frango estiver cozido, escorre-se. Deixar o frango arrefecer e depois desfia-se. Retirar a pele e os ossos.
5. Aquecer o forno a 190ºC. Juntar o frango, já desfiado, ao molho de tomate. Depois adiciona-se o molho branco. Verificar os temperos a gosto.
6. Passar esta mistura para uma assadeira, eu uso um pirex. Raspar o queijo Parmesão por cima (se não tiverem não faz mal, eu às vezes não ponho). Com uma colher de pau, cobrir a mistura com as claras em castelo. Levar ao forno 5 a 10 minutos ou até as claras estarem cozidas. Servir com arroz branco.
Bom apetite!

2 comentários:

mimika disse...

hummm....a avaliar pelos ingedientes e modo de preparação parece-me óptimo!

Bj

Anónimo disse...

Parece-me muito bom... tenho de experimentar aventurar-me pela cozinha e preparar esta bela iguaria!!

Já não fui a tempo de ser o nº 10000, houve 13 pessoas antes de mim... :(

Quase todos os dias vos visito virtualmente, mas gostava de ver o Gui e os papás babados, ao vivo e a cores, mas o trabalho não tem deixado!

Temos de marcar um lanchito...

Bjs