quinta-feira, abril 05, 2007

Icterícia

Quando fomos fazer o teste do pezinho a enfermeira disse para metermos sempre o Guilherme à luz do dia. Estava um pouco amarelito, poderia ser início de icterícia.
Eu já vejo amarelo em todo o lado como devem imaginar. A preocupação também nunca ajuda muito.
Hoje parecia-me que estava um pouco mais amarelo. Como o meu mori hoje já foi trabalhar, pedi aos meus pais para virem vê-lo.
Afinal é mesmo impressão minha.
Ufa.....
Durante o dia estamos sempre na sala. Ele dentro da alcofita, virado para a luz do dia.
Sei que a icterícia é uma coisa normal nos recém-nascidos mas....o meu filho, é o meu filho.

Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação. A icterícia “normal” ou fisiológica aparece habitualmente no 2ª ou 3º dia de vida, em cerca de 50% dos bebés de termo saudáveis, sendo mais evidente entre o quarto e o sétimo dias de vida, desaparecendo frequentemente ao fim de uma semana.
A icterícia geralmente ocorre porque as funções hepáticas não estão ainda suficientemente desenvolvidas (fígado imaturo) à nascença, especialmente nos bebés de baixo peso ou nos prematuros.Uma das funções do fígado é extrair a bilirrubina do sangue. Até o fígado do bebé começar a funcionar em pleno, a bilirrubina tende a subir no sangue, causando um tom amarelado da pele e da “branca dos olhos”.
A alteração da cor progride da cabeça para os pés, pelo que um bebé com icterícia ligeira pode estar amarelo apenas na face, enquanto um outro com icterícia grave estará amarelo no corpo inteiro.
A maioria das vezes, a icterícia vai ser ligeira e pode ser ignorada, uma vez que desaparecerá sem tratamento. No entanto, em situações fisiológicas mais graves ou se a icterícia estiver presente nas primeiras 24 horas de vida (patológicas), o tratamento será provavelmente necessário. A icterícia patológica, muito mais rara, é causada por doença ou outro problema médico, como é o caso de “Incompatibilidade de Grupo Sanguíneo” - bebé e mãe têm diferentes grupos de sangue e a mãe pode produzir anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos do bebé.
Em bebés que fazem aleitamento materno, a icterícia é muitas vezes causada por quantidade insuficiente de leite. Uma vez que ele não está a mamar muito, os seus intestinos não funcionam e a bilirrubina não é removida do organismo nas fezes. O melhor tratamento é amamentar mais frequentemente (pelo menos 8 a 10 vezes por dia), permitindo um melhor funcionamento dos intestinos, ajudando a remover a bilirrubina do corpo do seu bebé. O fornecimento de maior quantidade de água não vai ajudar.
O nível de icterícia que pode ser perigoso depende de muitos factores: idade do bebé, se ele é de termo ou prematuro ou se tem outra doença. Quando os níveis de bilirrubina se elevam muit, a icterícia pode ser perigosa para o desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebé - situação muito rara. Se o médico está preocupado com a gravidade da icterícia, será colhida uma amostra de sangue do bebé para medir se a bilirrubina está perto de valores preocupantes.Quando a icterícia requer tratamento, utiliza-se uma técnica chamada fototerapia, que significa simplesmente tratamento com luz. A luz aumenta a remoção da bilirrubina do corpo. Na fototerapia, a pele do bebé é exposta a uma luz especial, fluorescente de alta intensidade.O tratamento continua até os valores de bilirrubina voltarem para valores seguros.Lembre-se:
A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos é uma situação normal, inocente, por um curto período de tempo.
A icterícia é perigosa apenas se os níveis de bilirrubina no sangue atingirem valores muito altos. A melhor maneira de saber o seu valor é analisando uma amostra de sangue do seu bebé.
Quando o tratamento for necessário por bilirrubina aumentada, os métodos são seguros e eficazes em virtualmente todos os casos."
Icterícia neonatal

6 comentários:

teresa disse...

A minha filha teve íctericia antes de sair da maternidade, ao 2º dia, e teve de fazer fototerapia durante um dia. Eu chorava como uma doida é o priemiro filho e ela parecia tão frágil. Agora sorrio da situação, mas ainda sinto um aperto ao pensar nisso e ao lembrar-me dela nas luzes. Já passou e está tudo bem com ela está a crescer e a desenvolver-se muito bem. É uma situação normal, mas são nossos filhos. Desculpa o testamento e espero que tudo corra bem. Teresa e Matilde.

mimika disse...

Também me deram essa indicação na maternidade porque a minha filha também estava um pouco amarelita. Com a luz do dia isso passa.


Beijinhos

Sónia e MI disse...

Isso passa, vais ver.
Beijinhos ***

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Ñ te preocupes com a Bruninha foi igual, agora para descontraires "tem cuidado vê lá se o Gui se queima com o sol, vai ficar um morenaço jeitoso".

jinhos mto mto fofinhos, desejo-te uma boa Páscoa e mtos doçinhos à mistura LB

Smas disse...

Estive agora a ler o teu relato do parto e até já estou de lagrimita no olho.
Olha, o meu filho esteve um mês com o nível de icterícia muito elevado de tal modo que eu tinha de ir com ele todos os dias ao centro de saúde para controlar (ainda bem que é a 5 minutos de casa) e nunca passou disso.
Vais ver que depois passa, mas coração de mãe é mesmo assim.
Parabéns atrasadissimos pelo teu aniversário este ano super especial!!!
Bjs

Sandra, eu simplesmente... disse...

Isso logo passa com o "solário"!!! Começa cedo...lol

Beijocas grandes e boa pascoa para vcs