segunda-feira, abril 09, 2007

Cólicas....essas malditas

O Guilherme tem sido um bebé muito sossegadinho.
Durante o dia, mama (4 em 4 horas) e dorme.
À noite, apenas se queixa se tiver cólicas.
Como já tinha dito, um amigo meu enviou-me o Infacol pelo correio.
Lemos as instruções e diz para darmos 0.5ml. Não temos dado esta quantidade, apenas umas gotas. Ele é tão pequenino que não consigo dar-lhe a dose toda, faz-me confusão.
Esta noite queixou-se um bocadinho mas o papá fez a milagrosa massagem e ele acabou por adormecer.
Hoje andei a pesquisar na internet acerca das cólicas e dos soluços (de vez em quando também tem).

Cólicas
"Os recém-nascidos sofrem muito com as chamadas cólicas do terceiro mês. É clinicamente complicado distinguir a cólica e o choro, não raras vezes deixando os pais preocupados. Existe uma solução para este problema, mas é fundamental consultar um especialista antes de administrar qualquer tipo de fármaco ao lactente. Os pais também devem ser tranquilizados, afinal, trata-se de um problema transitório.
A cólica, normalmente, caracteriza-se por episódios de irritabilidade, agitação e choro. Podem durar cerca de três horas por dia, surgindo três a quatro dias por semana, ao fim da tarde e noite. Afecta bebés com idades compreendidas entre os 15 dias e os 4-5 meses. Os pais, ao constatarem que o recém-nascido sofre, ficam nervosos, angustiados, ansiosos e, por vezes, sem saber o que fazer para atenuar a dor do bebé.
Quando o bebé tem cólicas apresenta um choro muito intenso, fica congestionado, ruborizado, tende a encolher as pernas, a barriga fica espástica, tem muitos gases e, por vezes, prisão de ventre.
Antes de qualquer procedimento, a mãe deve falar, acarinhar e manter uma interacção positiva com a criança, uma vez que não existem certezas sobre a causa das cólicas e, como tal, não há um tratamento adequado». Não há medicamentos específicos para as cólicas, mas sim os que interferem na motilidade intestinal, ou medicamentos como o Aero-om, que tendem a diminuir os gases."

Soluços
"O soluço é outro dos reflexos próprios do recém-nascido que desaparece só com o passar dos dias. Um ditado popular diz que com um susto o soluço desaparece. Isso deve-se ao facto do susto mudar a mecânica respiratória e o soluço desaparece. Mas nos bebés essa táctica não funciona. O soluço desaparece sozinho, assim nem pensar em assustá-lo. Não serviria de nada, e o pobre bebé iria apenas levar um susto."

6 comentários:

Anónimo disse...

As melhoras das cólicas do Guilherme, mais dia menos dia, estarei aqui a partilhar contigo as minhas experiências para já resta esperar que o Fábio queira conhecer os papás...
muitos beijinhos para voçes

Mãe da Rita disse...

O Infacol e o Aero-om têm o mesmo princípio activo e este último até é mais forte mas à Rita só o Infacol é q dava resultado... O nosso pediatra aconselhou Colimil que é um chá da farmácia e q agravava as cólicas... AS massagens faziam-lhe bem .Isso é mta paciência, q é o q vos desejo...

RB disse...

Que bom que tudo está a correr pelo melhor. As cólicas é natural, mas tem cuidado com o que comes, pois poderá estar a influenciar.
Ele é um borracho mesmo!
parabéns atrasados para ti.
um beijo

mimika disse...

Eu também dou o Infacol à minha menina e parece resultar.



beijinhos

Cristina disse...

É uma fase aborrecida quando têm cólicas. A Leonor ficava quase duas horas a chorar ininterruptamente. Tínhamos que andar pela casa, colocá-la em todas as posições... Passa rápido!

Bjos

Cristina

Maria disse...

que as cólicas passem o mais depressa possivel..
bjnho