sexta-feira, abril 20, 2007

Nós, aos olhos dele.....


O que vê o recém-nascido?
"Mesmo antes de nascer, muitas vezes nos perguntamos, como é que o nosso filho verá o mundo. Pois bem, um bebé recém-nascido, está muito longe de ver perfeitamente. Apenas consegue focar objectos a uns 20-25 centímetros, medida esta que não é casual, mas que corresponde à distância que, normalmente, está da cara da mãe, durante o aleitamento.
Não consegue ver diferentes tonalidades, pois as células sensíveis à cor, todavia não estão desenvolvidas.
Durante os dois primeiros meses, não vê com clareza e não possui uma boa coordenação para poder mover ao mesmo tempo os dois olhos. Parece que os olhos estão dirigidos para duas direcções diferentes e, nos momentos de maior cansaço ou quando tenta olhar para um objecto que está perto, os dois olhos estão tão desviados, que nos pode dar a sensação de que o nosso filho sofre de estrabismo. No entanto, trata-se de um estado transitório, que com o passar do tempo perderá intensidade, até desaparecer por completo, por volta dos seis meses. A prova de que se trata de um fenómeno absolutamente normal, é que a criança apenas apresenta esta tendência em alguns momentos do dia, enquanto que o verdadeiro estrabismo, é uma situação permanente.
Nos primeiros meses, o bebé não é capaz de distinguir os diferentes planos que o rodeiam, nem a posição que ocupam os diferentes objectos entre eles. Conseguimos notar isto, porque quando tenta agarrar com a mão um objecto que lhe oferecemos, sempre apresenta movimentos demasiado grandes ou demasiado pequenos. O reflexo binocular, que permite valorizar a profundidade do âmbito e a distancia entre os diferentes objectos, apenas se desenvolve, gradualmente, a partir do 4º mês e durante o primeiro ano.Pouco a pouco, a visão irá melhorando, até que, por volta dos quatro anos de idade, alcança um desenvolvimento completo."

3 comentários:

Sónia e MI disse...

Gostei muito de ler este post.
Observo muito esse quase estrabismo e essa falta de cordenação ao apanhar os objectos , na Mi .

:D

mimika disse...

É curioso...andava mesmo à procura de informação sobre a visão dos recém-nascidos, acabei por encontrá-la aqui! Obrigada


Beijinhos

claudia disse...

Já sabia por acaso mas é sempre uma informação muito útil.

E o Guilherme como está?Espero que as cólicas tenham dado tréguas.

Um beijo para ele.