segunda-feira, abril 02, 2007

29 de Março 2007 - 14h15min

Conforme prometido aqui vos deixo o resumo do nosso dia 29 de Março.
7h30m - rompe a bolsa das águas. Sensação de descontrolo total. O meu mori ainda estava em casa. "Mori, acho que rebentou a bolsa das águas".
Ainda hesitei mas decidi ir tomar um banhinho rápido e irmos para a maternidade.
Fomos devagar, nenhuma contracção.
Chegámos à CUF eram 8 e pouco.
Fiquei à espera numa salinha e o meu mori foi tratar da papelada para o internamento.
Os dois já na sala, aguardamos a chegada de uma médica.
Ela pede-me para me deitar na marquesa e voilá...."estou a fazer-lhe aqui uma maldade para ele nascer mais depressa".
Não quero de forma alguma passar medo ou sensação de pânico às mamãs que vão ter bebés, mas....doeu-me imenso. Soltei um breve "Au!". O meu mori foi logo dar-me a mão, para me dar aquele apoio que só ele poderia dar naquele momento.
Fui então para o quarto onde ficámos os dois à espera da hora.
Meteram-me o soro, pediram-me para vestir uma batita e ir evacuar.
O bom...podia comer uns reboçaditos que eles tinham lá ehehhehe
Ligada ao CTG ía controlando as contracções e as batidas cardíacas dele.
Comecei a notar que as contracções não eram elevadas mas que de vez em quando me doía imenso.
Chega uma médica com uma enfermeira e preparam-me para quando tivesse de levar a epidural. Horrível.
Quase 13h e já 2 toques (de subir às paredes) e a médica diz que possivelmente teria de recorrer à cesariana. Estava apenas com 3 dedos de dilatação e o Guilherme já estava a fazer bossa. Ou seja, estava a bater com a cabeça, a tentar nascer.
Disse-me que ía esperar mais 1 horita e se não houvesse evolução, teria mesmo de ser.
Dão-me então a 1ª dose de epidural, para amenizar as dores.
Quase 14h.....3 dedos de dilatação na mesma. Nada a fazer.
Levam-me então para a sala de operações.
O meu coração estava a mil. Naqueles minutos enquanto me preparavam, eu pensei em tanta coisa.....acho que a vida me estava a passar ali à frente dos olhos.....
As enfermeiras, a médica, super atenciosas, íam falando comigo.
14h15 - "Parabéns mamã, está aqui o seu filhote". Com o pano, apenas lhe vi um bracito, levaram-no para o limpar, etc. Fazia-se ouvir Grabielle, com "Out of reach".
Quando o oiço chorar, não consegui conter-me mais. Comecei a chorar tanto que a médica me disse "Ena mamã, isto é tudo emoção". O meu ritmo cardíaco deve ter disparado! Ehehhehehe
Começo a olhar para o meu lado esquerdo à espera que mo trouxessem. Aparece do meu lado direito. A enfermeira deita-o ao pé de mim. Foi o momento mais mágico, mais indescritível. Olhos tão abertos, sem chorar....apenas a olhar para mim.
Levam-me para a sala de recobro e o meu mori vai para junto de mim.
Chega o Guilherme logo a seguir. A enfermeira deita-o junto a mim para eu lhe dar de mamar. Eu nem sei, nem tenho palavras para vos definir o que estava a sentir.
Quase 17h levam-me para o quarto. Lá já nos esperavam, aos 3, os meus pais e a mãe do Filipe.
Emoção total. Uma choradeira :) Mas de felicidade, de realização plena. Nós como pais e eles como avós.
Saí no Sábado, apenas ficámos 2 dias. A médica disse que eu estava bem e o Guilherme também.
Hoje, já em casa.....vos digo: O Guilherme é a nossa luz. Já não saberiamos viver sem ele.
A todos, muito obrigada pelas palavras que deixaram na nossa ausência.

Índice de Apgar
Ao 1º minuto - 9
No 5º minuto - 10

Peso - 2.665Kg
Medida - 47cm
P. cefálico - 33,7cm

10 comentários:

Susana disse...

Ai a lágrima a ameaçar cair... :) eheh! um Grande beijinho para uma Grande Mulher

Hydrargirum disse...

Deve ter sido a coisa mais bonita que ja li....fiquei emocionado!

Muitos Parabens! E muita Felicidade para voces todos!:)

E ja agora fica aqui uma pequena curiosidade (tracei o mapa astrologico dele).

Signo - Aries (como a Mae)
Ascendente - Leao (como eu!Coff coff!)
Lua - Leao tb...

Vamos ter um menino muito, mas muito cheio de personalidade...e que vai chegar longe...

Teresa Pombo Pereira disse...

Também já estou de lágrimas nos olhos :-) É extraordinário, não é?! Mal posso esperar para viver tudo de novo! Falta menos de um mês. As maiores felicidades para a família!

Anónimo disse...

Olá Mamã,

Já tinha deixado uma msg de parabéns ao Papá "babado", mas gostava de deixar aqui também uma msg especial de parabéns e muitas felicidades para ti e para o Guilherme!
Apesar de todas as divergências no passado, é com muita admiração pela grande mulher, que sempre demonstraste ser durante este tempo todo e que continuas a ser (principalmente agora com o papel de mãe), que te desejo tudo de bom para ti, para o Guilherme e para o Filipe!

Ainda só vi a foto do Guilherme, que deixaram aqui no Blog, mas tenho a certeza que ainda é mais bonito em pessoa!

Tudo o que passaste deve ser uma sensação indiscritivel, que nos marca para toda a vida...Espero um dia também ter esse privilégio e mostra-lo com tanto carinho e orgulho, como tu sempre o fizeste e com tanta dedicação!

Esta msg agora é em especial para o Guilherme:

Guilherme,
És o fruto do amor dos teus pais,
és o bebé por quem tanto esperavam.
És uma preciosidade que veio ao mundo e tornaste os sonhos dos teus pais realidade,
simplesmente porque és filho deles!

Ama,Brinca,Chora,Ri,Salta,Rebola, Estuda...desejo-te tudo o que existe de melhor para toda a vida,
e que possas disfrutar dessa felicidade, em especial junto dos teus pais, familia e amigos e de mais manitos que vierem! ;)

Beijos de uma amiga que deseja com muito carinho, um dia ter o privilégio de te conhecer e poder vir a brincar contigo!

Beijokas e um Abraço para todos, e muita energia para as noites em que o Guilherme quiser dar uma pijama party! ;D

Marina e André

Sandra, eu simplesmente... disse...

Já tenho lágrimas nos olhitos!!!
Parabéns pelo Guilherme que é lindo e ainda bem que correu tudo bem....

Feliicdades e beijocas

Simplesmente 20 =) disse...

Um beijão mamã mais linda. Esqueceste-te de dizer que disseste para uma câmara de filmar poucas horas depois das 14h15 "Sinto-me bem e muito feliz!" ... Vá e não vale chorar que se não qualquer dia o Gui faz um ano, e ainda andamos aqui as duas (ou as 4) feitas choronas =) beijito tb para o papá mais babado que conheço.

Barriguita disse...

muitas felicidades!

beijocas

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Não dá para descrever não é amiga?! Que sensação, já não posso ler mais isto tou no work e ainda choro.. parece mal.. eheheh!
Beijocas

mimika disse...

É, de facto, uma emoção indescritível!

Beijinhos para o Guilherme, para a mamã e para o papá!

Angel disse...

Oi,

Adorei ler o relato é mesmo uma emoção aqueles momentos, por muitas dores que se tenha sabemos q estamos prestes a conhecer os filhotes, n há palavras.

A mim nunca me doeu nenhum dos toques q me fizeram, deve ir do jeito de quem faz.

Bjs,
Anabela e baby Diogo