quarta-feira, setembro 12, 2007

Sempre útil


Nitratos. Os alimentos que contêm mais elementos deste tipo são os cereais e os vegetais. Para ter a certeza que o seu bebé não ingere esta substância em demasia, cozinhe todos os vegetais à parte e deite fora a água da cozedura. Também não deve dar alimentos aquecidos ao seu bebé.

Vegetais. Pode usar todos os vegetais que quiser para a sopa do seu bebé, desde legumes a couves. Faça a introdução devagar, com um ou dois novos vegetais de cada vez. No início evite alguns vegetais que possam causar gases ao bebé, nomeadamente o alho, a cebola e as couves que não forem verdes, para não lhe dificultar a digestão.

Carne. A alimentação do seu bebé pode conter quase todos os tipos de carne, nomeadamente carne de vaca, de borrego, de porco e de aves (frango e perú). Deve ser sempre carne magra, sem gordura. Não lhe dê vísceras (fígado e rins), tecidos neurais (mioleira ou carne com muitos nervos) e ossos (tutano, costeletas). Dê-lhe cerca de 20g por dia.

Carbohidratos. O arroz, como não tem glúten, pode ser usado desde o início da nova alimentação. Já a massa, que contém glúten, só deve ser usada após os 6 meses. Não acostume o seu bebé a comer mais que uma dose de alimentos deste tipo por sopa.

Sal. Durante o primeiro ano de vida não se recomenda a adição de sal na alimentação do bebé. Mesmo depois do primeiro ano, a utilização de sal deve ser a menor possível (salvo indicação médica em contrário). O excesso de sal pode sobrecarregar a função dos rins e sabe-se que está relacionada com o aparecimento de hipertensão na vida adulta.

Se o seu bebé apresenta risco de alergias, pode ser benéfico que atrase a introdução da alimentação complementar até aos 6 meses. Para estas crianças, o tipo e ordem de introdução dos novos alimentos deverá ser orientada pelo médico assistente.

Milupa

2 comentários:

mimika disse...

Informação sempre útil.

Não percebo porque é que a médica disse que eu podia pôr um pouquinho de sal na sopa! Ainda bem que optei por não colocar!

beijinhos

Liana disse...

Esta rapariga é uma enciclopedia :)