quarta-feira, setembro 26, 2007

A nós pais - Os bebés aos 6-9 meses

- Os primeiros dentes costumam romper por volta dos 6-7 meses, mas quando acontece mais tarde não tem significado especial. O bebé pode ficar rabugento e tem necessidade de "friccionar" as gengivas. Podem começar a escovar os dentes duas vezes por dia.
- Observem se o vosso filho vê e ouve bem, ou se tem os olhos desalinhados (estrabismo). Estimulem-no a palrar.
- Nesta idade, a criança perdeu as defesas que recebeu da mãe durante a gestação e está ainda a desenvolver as suas próprias. Por isso, é natural que tenha pequenas doenças, com alguma frequência. Se a doença se prolongar por mais de 2-3 dias ou se tiver febre alta, falta de ar, diarreia intensa, vómitos, prostração ou outro sinal de "não estar bem", consultem o médico.
- É conveniente adquirir um "parque" (que obedeça às normas europeias) e habituar o bebé a gostar de estar nesse espaço.
- Durante este período o bebé vai começar a sentar-se, possivelmente a gatinhar e a pôr-se de pé. É aconselhável que dêem um passeio pela casa, mas com os olhos ao nível dos dele - ponham-se de joelhos e tentem detectar os perigos que podem ameaçá-lo ao nível do chão.
- É também natural que o vosso filho estranhe as pessoas e ambientes que não conhece ou que vê com menor frequência (reacção ao estranho).

2 comentários:

Anónimo disse...

E esta, hein? Não conhecia mesmo.
Só há pouco tempo é que soube da água própria para a confecção do leite deles e agora esta do azeite... estamos mesmo sempre a aprender.

Vou ver quanto de acidez tem o que lhe estou a dar.

Celine disse...

Por acaso é este azeite que eu uso mas é mesmo por acaso!! Tenho um desafio para ti no meu blog vai espreitar!! Beijinhos