terça-feira, maio 08, 2007

O papel do papá na amamentação

Muitas pessoas pensam que os papás pouco ou nada podem fazer pois a amamentação só pode ser feita pela mamã. Ok...físicamente, é verdade.
No entanto, os papás podem ajudar, e muito, na fase da amamentação.
Claro que neste período é normal que a mamã fique em casa (licença de maternidade) e o papá vá trabalhar. Mas quando estão os dois, o papá pode ajudar em muitas coisas.
Eu acho que amamentar não é nada fácil. Os meus mamilos sofrem imenso. O Guilherme mama muito ehehehhe
Mas vou dar mama até que possa. É muito importante.
Mas com isto tudo de ter um bebé sei que no pós-parto falam em depressões.
Como estou sempre aqui por casa, já pensei muito nisso. Mas não, não me posso queixar. O apoio dos meus pais tem sido essencial. E com a companhia do Guilherme estou sempre distraída. Não há terapia melhor do que termos os nossos filhos connosco.
Mas voltando à amamentação....
Acho muito, mesmo muito, importante que o papá participe na amamentação, sempre que possível. Eu e o meu mori organizámo-nos facilmente. Quando estamos os dois, dou de mamar, ele mete o Guilherme a arrotar sempre que possível.
Como ele, tal como qualquer bebé, necessita de muitos cuidados e a amamentação demora imenso tempo, também resolvemos dar sempre o banhinho juntos. Acho que para o Guilherme é muito importante ter ali os dois a olhar para ele, a dar miminhos. Portanto mamãs....os papás devem ser muito compreensivos, não reclamar e ajudar em casa, nos cuidados com o bebé essencialmente.
Nós precisamos muito de descanso e de alguém como os nossos maridos, que ajudem a cuidar do bebé (troca de fraldas, banho, vestir e dar colo). Mimos, muitos mimos!
Uma dica: quando estiverem a amamentar, o papá pode ir levando líquidos como água ou sumo. Umas "mordomias" não fazem mal a ninguém, não é?! ehehhehe
Além de ser um sinal de atenção, ajuda. A amamentação requer a ingestão de bastantes líquidos.
Ah....e nada de stress que pode prejudicar a descida do leite. A paciência deve ser uma das qualidades dos dois.
Compreensão, amor, às vezes “contar até mil” (ehehehhe) devem fazer parte das nossas vidas.
E depois é só deliciarmo-nos com o nosso bebé....não há nada mais lindo que o amor de pais!

4 comentários:

mimika disse...

Sim, concordo! No fundo o papá não se deve demitir do seu papel.
Qd há Amor, cumplicidade, respeito...é tão mais fácil!

Bj

Ps: Vejo nas tuas palavras que o papá te mima mto! Que bommmm!

claudia disse...

Concordo contigo a 100% .O Papá tem que ser presente e não é só dar beijinhos quando eles estão acordados e bem humorados.

Falas em beber ao amamentar ,mas não bebas nem comas quando o GUI está precisamente a mamar no teu peito.Ele fica com saluços e pode até se entalar...(são coisas que me dizem ,não sei se é verdade).

Bebe antes ou depois ou então na troca de seio.

Um beijo ao GUI.

E um bem haja ao Papá do GUI ,por ajudar a Mamã.Eu acho que deve ser mesmo assim.Até pq para vcs PAIS deve ser um gosto tratar do filhote e não uma obrigação.

Sónia e MI disse...

Tenho pena de não poder fazer isso com a MI, acho o papel do pai cada vez mais importante :))

Liana disse...

Parabéns aos dois!