quarta-feira, maio 02, 2007

Crosta Láctea

Já tinha ouvido falar das crostas na cabeça. Por enquanto o Guilherme ainda não tem.
Mas como o saber não ocupa espaço....

A crosta láctea, ou dermatite seborreica, é um transtorno muito frequente nos bebés. Apesar do seu nome, não tem qualquer relação com a alimentação da criança, devendo-se antes a um desequilíbrio entre a formação de gordura e a sua eliminação.
Quando se lava muito a cabecinha do bebé, elimina-se a camada lipídica que protege o couro cabeludo, e as glândulas sebáceas respondem, formando gordura de um modo descontrolado para a restituir. Esta acumula-se nessas pequenas escaminhas de cor branca que vê na cabeça do seu bebé.
Para evitar o seu aparecimento, não convém lavar a criança todos os dias; duas ou três lavagens por semana são suficientes para manter o cabelo limpo. Durante os cinco primeiros meses pode lavar-se a cabeça com o produto do banho e, depois desta idade, se desejar , já pode aplicar um champô infantil. Há que passar muito bem a cabeça por água para que não fiquem restos.
Quando as escamas já estão formadas não deve arrancá-las. A única coisa que vai conseguir com isso é irritar o couro cabeludo e causar pequenas feridas que podem infectar-se.
Depois da lavagem, e várias vezes ao dia, convém pentear o cabelo com uma escova limpa e suave, para favorecer a circulação.
Um remédio natural que acelera a queda das crostas consiste em aplicar sobre elas um pouco de azeite, esperar algum tempo e passar por água. Se elas persistirem, é aconselhável consultar o médico, que pode recomendar uma pomada com corticóides
.

2 comentários:

Sandra, eu simplesmente... disse...

Ainda bem que o Guilherme não ganhou...

Beijocas randes para vcs

claudia disse...

Isso é o chamado cascão .

Se aplicar oléo johnson e pentear muito ,muito devagarinho ,as cascas levantam .
Depois dás banho e sai tudo.

Qualquer das formas o GUI não tem ,ainda bem.

E como está esse piolho? Um beijo para ele.