quinta-feira, maio 10, 2007

O menino que a Oprah não conseguiu esquecer

Estive a ver a Oprah e fiquei muito sensibilizada com uma reportagem que fizeram acerca das crianças do Gana. "The little boy that Oprah could not forget".
Tudo começou quando a Oprah leu um artigo no New Yourk Times. A fotografia de um menino de 6 anos, chamado Mark, deixou-a muito pensativa. Ela não conseguia esquecer o que tinha lido acerca da escravidão infantil.
Enviou uma repórter para descobrir o que era feito deste menino.

Os pais, devido à miséria, decidem vender os filhos por 20 dólares (sim VINTE) aos pescadores de uma aldeia. E estas crianças, muitas sem saberem nadar, têm de pescar. Saem às 4h30 da manhã, numa canoa, completamente sozinhas, numa assustadora escuridão. A repórter ficou impressionada como eles conseguiam. Não se via mesmo nada. As crianças vão mesmo sozinhas. O patrão não vai com elas.
O testemunho de uma senhora que também leu o artigo deixou-me feliz. Ainda há pessoas que podem e ajudam estas crianças.
Um representante da organização que ajuda a salvar estas crianças disse que as pessoas podem ajudar com 320eur (o que dá para sustentar 2 anos e meio, uma criança). Muitas já foram salvas. Outras, continuam a desafiar a morte todos os dias.
O Mark foi salvo.
É de partir o coração....procurei na internet e consegui encontrar a foto tirada ao menino.
Os olhos falam por si.

3 comentários:

Liana disse...

É de arrepiar e de nos fazer pensar na GRANDE vida que temos.

claudia disse...

Também vi esse programa ontem ,em pleno seculo XXI não dá para acreditar.

Um beijo.

Sandra, eu simplesmente... disse...

Infelizmente...