terça-feira, agosto 14, 2007

De pequenino se trata o dentinho!


O Gui ontem andou sempre com os dedos nas gengivas e muito chorão.
Com uns gases à mistura lá acabou por adormecer às 22h e pouco.
Quando fomos à consulta dos 4 meses a pediatra disse que as gengivas ainda estavam muito fechadas. O certo é que já o devem estar a incomodar.
Aqui está ele com o anel de dentição, daqueles que se metem no frigorífico. Mas ele gosta é de o lamber ehehehehh
Hoje está bem, vamos ver como passa o dia.

"Apesar de provisórios, os dentes de leite são muito importantes para o seu bebé. Ajudam na fala, alinhamento correcto dos dentes definitivos e auto-estima dos mais pequenos. Para isso só precisam de cuidados básicos e pais atentos.
Os dentes de leite começam a formar-se durante a gravidez, por volta das seis semanas de gestação, e já estão completamente formados no nascimento do bebé. Embora não existam alimentos nem medicamentos específicos para o bom desenvolvimento dos dentes de leite, deve-se apostar numa alimentação variada, rica em cálcio e vitaminas. Existem casos em que os bebés nascem já com dentes, mas geralmente os dentes decíduos ocorrem entre os seis e os 24 meses, sendo uma altura dolorosa para o bebé.

Choro, dores e mal-estar
Durante a dentição as crianças salivam bastante ou roem todos os objectos duros que lhe sejam dados, as gengivas apresentam-se vermelhas e inchadas e dolorosas, daí o estado de irritação. Podem ainda ocorrer vómitos, febre, convulsões, falta de apetite e dores de ouvidos.
Para acalmar esta situação, passe pela gengiva do bebé uma pequena colher, um pano molhado em água fria ou aqueles brinquedos de dentição à venda nas farmácias que devem estar frios e não congelados pois pode provocar queimaduras nos lábios e gengivas.
O gel de dentição deve ser usado o menor número de vezes, pois pode ter substâncias que anestesiam toda a boca e faringe, o que pode ser perigoso. Nunca se deve tentar acalmar a criança com mel, açúcar ou similares na chucha pois está a contribuir para eventuais problemas dentários.

A importância dos dentes de leite
Embora se saiba que os dentes decíduos (dentição de leite) acabam por cair, não se deve negligenciar a saúde dos dentes infantis, pois são necessários para ajudar o bebé a aprender a falar, além de que mais tarde uns dentes bonitos proporcionam autoconfiança e auto-estima.
Os dentes decíduos também mantêm o espaço e o alinhamento correcto dos dentes definitivos. Um dente “estragado” ou mau hálito pode desencadear comentários desagradáveis por parte das crianças. Se a criança for habituada desde cedo a escovar os dentes continuará a faze-lo em adulto.

Cuidados durante a noite
Deixar o seu filho com o biberão de leite na boca pode comprometer a saúde dos dentes de leite, pois os açucares do leite ou outros líquidos quando permanecem na boca durante várias horas podem danificar o esmalte. Além disso, a produção de saliva durante a noite é menor e a placa dentária forma-se mais facilmente, pois os restos alimentares e bactérias agregam-se aos dentes.
Estas são o grande inimigo e milhões delas vivem e desenvolvem-se na nossa boca, onde se alimentam de resíduos de comida criando o ácido que ataca o esmalte e dá origem às cáries. Daí a importância de uma boa higiene oral, bem como os suplementos de flúor. A sua administração deve ter inicio aos 6 meses de idade sob a forma de gotas, e termina quando a criança já consegue escovar bem os dentes sozinha.
Tudo isto, supervisionado pelo médico dentista, já que o excesso de flúor também é prejudicial, dando origem à fluorose, que se revela por manchas castanhas nos dentes.

Cáries infantis
A maior parte das cáries infantis surgem nos últimos dentes(molares) que apresentam mais fossas e sulcos o que torna mais difícil a higienização, é aqui que os selantes se mostram importantes.
Estes funcionam como umas “capas” que previnem a instalação de bactérias nesses locais dos dentes. São fáceis e de rápida aplicação e fazem uma protecção de longa duração contra a formação de cáries. Geralmente são aplicados depois dos 6 anos de idade em que aparecem os primeiros molares definitivos.

A primeira consulta
Um aspecto importante numa primeira consulta dentária é avaliar o risco da criança desenvolver doenças dentárias e orais. Ai é-lhe ensinada a técnica de escovagem, a função que cada dente tem na boca e todos os cuidados que deve ter com os seus “dentinhos”, bem como o incentivo a usar a escova de dentes e mais tarde o fio dentário.

Destaques
Nos bebés, uma compressa molhada ajuda a remover das gengivas a placa que contém as bactérias.
O primeiro dente deve ser escovado com uma escova macia e uma pequena quantidade de pasta dentífrica com flúor. Os pais devem supervisionar e aconselhar as técnicas correctas de escovagem.
O chuchar no dedo e o uso de chupeta são actos normais numa criança e não são prejudiciais desde que os abandonem cedo. Se permanecerem após os 5/6 anos de idade podem dar origem a dentes apinhados ou tortos, bem como problemas maxilares.


Médicos de Portugal

3 comentários:

Mónica disse...

Obrigada por estas informações. Dão sempre muito jeito.
O Tomás já tem as gengivas muito grossas, mas só gosta de pôr na boca as coisitas moles e com pêlo!! Mas leva tudo à boca!
Um gd bjinho ao Gui e até Setembro.

Mamãe Pamela disse...

Ótimas informações! O Davi está muito enjoado por esses dias. E a gengiva parece estar bem inchada. Amanha vamos ao dentista que está acompanhando isso (um projeto do governo para incentivar os bons hábitos e evitar cáries futuras), espero que dê jeito.
Abraços e boa semana.

Elsa disse...

Ai os dentes... obigado pelas informações!
jinhus