terça-feira, junho 05, 2007

Troca de fralda O que saber?



Porque nunca é demais.....

Assim como a alimentação, trocar as fraldas do bebé é função dos pais, embora, às vezes, pareça uma obrigação interminável. Com um bom conhecimento dos princípios básicos da troca de fraldas, você manterá o seu bebé seco e confortável sem qualquer dificuldade.
A troca de fraldas tem a ver com bom senso e higiéne.O objectivo deve ser o de manter o bebé o mais seco e confortável possível.
Primeiro, tire a fralda suja. Se só estiver molhada, você pode limpar o cúzinho do bebé com um toalhete, ou com água morna, e colocar a fralda limpa imediatamente.
Se o bebé fez cócó, limpe com um toalhete. Não é preciso usar sabonete a menos que ele tenha diarreia e você não consiga limpá-lo apenas com água. Se necessário, use sabão específico para bebés.
Depois, aplique o creme para assaduras e coloque uma fralda limpa. O pó de talco, não impede nem trata das assaduras e se inalado pode fazer mal.
Conforme o bebé se desenvolve, ele vai brincar e mexer-se durante a troca de fraldas, é bom ter alguns brinquedos por perto para distraí-lo.

Como trocar fraldas de meninas?
- Limpe de cima para baixo, evitando que as fezes entrem em contacto com o órgão genital.
-É normal se houver uma pequena secreção ou até mesmo sangue nos primeiros dias. Isto é apenas um sinal de que sua filha se a adaptar às mudanças hormonais que acontecem depois do nascimento.


E os meninos como troco as fraldas?
- Limpe de cima para baixo.
- Se seu filho não é circuncidado, não puxe o prepúcio para baixo para limpar. Com o tempo, ele solta-se sozinho.
- Mães experientes sugerem que você cubra o pénis do bebé com uma fralda ou paninho enquanto ele estiver a ser trocado, para evitar um banho surpresa!


Contra as assaduras
Todos os bebés usam fraldas. Logo, todos são susceptíveis a assaduras. Se há vermelhidão ou inchaço ao redor da área da fralda, é sinal de que o seu bebé está com um dos diferentes tipos de assadura.O que causa a assadura? Vários factores:
- Urina em contacto com a pele.
- As enzimas intestinais no cócó.
- Amónia gerada na combinação de xixi e cócó.
- Fraldas duras ou irritação causada pelo atrito da fralda sobre a pele. Felizmente, há várias formas de impedir as assaduras.


Veja as mais comuns:
- Troque as fraldas com frequência.
- Use fraldas descartáveis superabsorventes.
- Espalhe uma fina camada de pomada para assaduras. Há fraldas que contêm ingredientes próprios para combater assaduras. Todos os dias, deixe o seu bebé ficar sem fralda por um tempo. O ar ajuda a manter a pele seca e ele irá amar essa liberdade temporária.


Quando trocar?
Você é a melhor pessoa para saber a hora de trocar a fralda. Geralmente, os recém-nascidos são trocados cerca de dez vezes, num período de 24 horas. Isto parece muito, mas lembre-se de que muitas fraldas molhadas indicam que o seu bebé come bem e processa normalmente o alimento. Se você optar pelas fraldas de pano, é importante que ele seja trocado com maior frequência. Fraldas de pano não são tão absorventes quanto as descartáveis.
Quando o seu bebé crescer, você terá que trocá-lo menos vezes, embora as seguintes trocas permaneçam inalteradas: pela manhã, ao levantar; antes ou depois de comer, das sonecas ou dormir. Lembre-se, contudo, que uma fralda seca significa bebé sem assaduras.

A troca do xixi
Os bebés não fazem xixi de maneira programada. Os músculos da bexiga de um recém-nascido são imaturos e não conseguem reter a urina. Eles podem molhar a fralda de hora em hora ou apenas quatro vezes ao dia. Saiba que isto é normal e se aplica, inclusivé, para bebés maiores. Geralmente, o bebé molha cerca de seis fraldas ao dia. Podem ser quatro a seis descartáveis ou seis a oito de pano. Nos primeiros dias após o nascimento, a urina do bebé é bem clara e torna-se progressivamente amarelo-forte à medida que fica mais concentrada. Você também pode encontrar uma mancha rosada na fralda de seu bebé. Provavelmente deve ser urina concentrada e, desde que o bebé molhe quatro ou mais fraldas por dia, não há com o que se preocupar. Porém, se essas manchas persistirem por alguns dias ou se houver sangue na urina ou fezes, ligue imediatamente para o médico.

A troca do cócó
O primeiro movimento intestinal do seu bebé será uma substância espessa, de aspecto verde-escuro ou preto, conhecida como mecónio que, antes do nascimento, preenchia os intestinos. Depois que o seu bebé expelir essa substância, começa a digestão normal e o cócó torna-se mais leve e mais claro. A consistência e a cor das fezes do bebé refletem o tipo de comida que ingeriu. Bebés que mamam do peito têm fezes pastosas semelhantes à mostarda. Os que tomam fórmula têm fezes mais firmes, de cor castanha ou amarela. A cor e consistência das fezes dos bebés mais velhos dependem do que comem.

Com que frequência um bebé faz cócó?
Alguns fazem sempre que são alimentados. Outros, principalmente os que mamam do peito, podem fazer apenas uma vez por semana. Converse com o pediatra se o seu bebé faz cócó muito duro ou seco, se há sangue, muco ou água nas fezes.
Como as fezes dos recém-nascidos são geralmente um pouco pastosas, é difícil dizer se ele está com diarreia. Já que você é a pessoa que mais conhece os padrões dos movimentos intestinais do seu bebé, observe se há um aumento repentino na frequência dos movimentos intestinais ou se as fezes estão mais pastosas e diferentes do habitual.

5 comentários:

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Amiga gostei particularmente da feze que se parece com mostarda.. eheheh.. ainda bem que agora não como desses molhos.. LOL
Obrigada pelo artigo
Beijocas para os 3

claudia disse...

Aprendo sempre algo ao vir aqui.Beijos carinhosos no vosso GUI.

Mia disse...

Gostei.. eu prefiro lavar o rabinho em vez de utilizar toalhetes. Manias ;)

beijocas grandes
(visita o nosso cantinho..tens surpressa)

Angel disse...

Muito bom!
Estamos sempre a aprender :)

Bjs,
Anabela e baby Diogo

Cláudia disse...

Obrigado pelos miminhos deixados no meu blog... Tem sido mto complicado retribuir visitas... Cheguei agora a casa de uma reunião e estou cheia de sono, mas pelo menos quero retribuir os miminhos dos visitantes mais recentes...
OBRIGADO por estares presente nesta altura especial...
Bjs grandes