domingo, junho 10, 2007

A "amiguinha" chucha


É a melhor amiga do bebé. Este pequeno objecto satisfaz o desejo inato de chuchar, tranquiliza-o e consola-o nos momentos difíceis. Não causa nenhum problema médico ou psicológico e o normal é que a criança deixe de a usar por volta dos dois anos. Se não o fizer, não convém tirar-lha de repente, mas sim procurar que vá prescindindo dela a pouco e pouco para que não deforme os dentes. É que, tirar a chucha de forma brusca pode ser traumático.
Como deve ser
Deve ser feita de uma só peça (é importante que o disco não se possa desprender, porque correria o risco de engolir a tetina). Também não deve ser muito rija para que não roce no céu-da-boca, e é necessário que tenha uns buracos na base para que a criança possa respirar bem. Existem muitas variedades de chuchas. silicone ou látex, de diferentes tamanhos, com tetinas normais ou anatómicas, de cores, com formas de animais...ao gosto do consumidor.
Não usar
- Nas crianças que se alimentam a peito não é aconselhável introduzir a chucha durante os primeiros dias (pelo menos até que se habituem à amamentação).
- Também não convém que os recém-nascidos que não ganham peso ou que chucham com dificuldade a usem: pode satisfazer a necessidade inata de chuchar e fazer com que percam interesse pelo peito.
Deforma os dentes?
Pode distorcer um pouco a boca, mas isso corrige-se facilmente se o hábito não for abandonado demasiado tarde. Se a criança a usar demasiado tempo, pode chegar a deformar o céu da boca ou provocar deformações dentárias. Mas esse risco é mínimo se a abandonar entre os dois e os três anos. E inclusive, se se prolongar mais no tempo, as possíveis anomalias podem corrigir-se espontaneamente.
E se prefere o dedo?
É preferível que use chucha a ter todo o dia o dedo metido na boca. Primeiro, porque pode produzir mais alterações na boca (e no dedo). E, segundo, porque uma criança habituada à chucha pode deixá-la antes dos três anos, enquanto que as que chucham no dedo levam mais tempo a deixar este hábito. Logo, têm feito mais risco de sofrer algum problema dentário.

1 comentário:

mimika disse...

A Luísa parece querer chuchar no dedo...ai..ai..depois vai ser mais difícil!