quarta-feira, junho 06, 2007

Grávida no Verão....cuidados a ter


Este post é especialmente dedicado à minha amiga Tânia :)


Comer e beber
No Verão, a alimentação quer-se fresca e saudável. Mas nem tudo o que é fresco faz bem, principalmente se está grávida. A água é o melhor para matar a sede, já que os sumos de fruta, mesmo os naturais, têm muito açúcar e não tiram a sede. É importante respeitar os horários das refeições de forma a evitar a hipoglicemia e hipotensão.Escolha alimentos frescos e naturais e de parte devem ficar os fritos, que dificultam a digestão. As grávidas devem ter atenção a alimentos como a alface, por exemplo, que pode estar mal lavada. Outros cuidados devem ir ainda para as saladas em geral, principalmente com maionese (perigosa no Verão), e os queijos frescos (por causa da toxoplasmose).

Roupa
Analise o seu guarda-roupa e certifique-se que tem vestidos esvoaçantes, frescos e largos que permitem andar à-vontade. São leves e mais práticos quando as idas à casa de banho se tornam frequentes. As calças para grávidas são outra opção, principalmente as de algodão ou linho, porque são mais confortáveis e frescas. Para as pernas deve investir nos cremes e sprays para o cansaço, dado que as meias de descanso são quentes. Quanto ao calçado, os saltos, já se sabe, são de evitar enquanto que os sapatos abertos são a melhor opção.

Ao ar livre
Deliciosos passeios à beira-mar nas horas de menos calor fazem maravilhas: poder desfrutar do sol e da brisa do mar ao mesmo tempo é dos melhores bálsamos para o espírito e para o físico. Mas, mesmo na praia, existem algumas questões a considerar, como evitar-se a rebentação forte, principalmente se o bebé está a quase a nascer; nadar sozinha ‘fora de pé’ e deitar-se na toalha, dando preferência à cadeira. A questão é que, tanto na praia como na piscina, o canal de parto pode já estar aberto (a partir do sétimo mês), o que facilita a transmissão de doenças ao bebé. Além disso, as águas podem rebentar sem que se aperceba!

No local de trabalho
Quem tem tensão baixa pode sentir-se pior nesta altura do ano, com tonturas e sensação de desmaio. Para ajudar, nada como um café, de manhã, e ter sempre um rebuçado na carteira (que aumenta os níveis de açúcar). No caso de uma queda de tensão, a solução é sentar-se e descansar, de preferência deitada, com as pernas mais altas do que a cabeça. Aliás, sentada à secretária, as pernas devem estar elevadas (com uma caixa, por exemplo) pois facilita a circulação.Não cometa o erro de descalçar-se quando os pés começarem a inchar; vai ser mais difícil voltar a calçar os sapatos. Embora não haja razão para ficar parada, não vale fazer grandes esforços ou trabalhar até ao limite.

O dia-a-dia
As ajudas (do pai do futuro rebento, avós ou amigos) são agora de se aproveitar ao máximo para aquelas tarefas inevitáveis, como ir ao supermercado, cozinhar, lavar o carro ou levar o lixo à rua.

2 comentários:

claudia disse...

Estou grávida de 33 semanas,vou aproveitar algumas dicas.Obrigado!
Bjs ao GUI.

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Obrigada amiga :) realmente pensas sempre em algo que nos possa ajudar! Vou copiar este teu post para me ir relembrando de certas coisas que nem sempre nos estão presentes.. como sabes são poucas semanitas ainda mas o que mais me custa é passar a ferro.. tenho tensão baixa, espero que no pico do verão passe bem..
Beijocas de nós 3 para vcs 3 :) ah! e lambidelas amigas do Dingue :)