sábado, março 17, 2007

A Importância do Cálcio durante a gravidez

Felizmente, adoro e bebo muito leite.
Aliás.....acho que agora bebo mais leite do que bebia, simplesmente porque me apetece. Não tive desejo de outras coisas....secalhar tive de leite eheheheh
Ainda antes de saber que estava grávida deixei de ingerir bebidas alcoolicas, evitei lugares com fumo, descansei muito (estar desempregada tornou-se uma vantagem), tive muito cuidado com as saladas (não sou imune à toxoplasmose) e bebi muita água.
Espero que o Guilherme nasça saudável e forte.
Bem, pelo menos pontapés já sei que ele sabe dar ehehhehe

Os alimentos ricos em cálcio são essencias para a formação do esqueleto do feto, a saúde da mamã e a produção de leite.
Uma alimentação moderada, rica em vitaminas, minerais e fibras é um dos grandes aliados das futuras mamãs para garantir o seu próprio bem-estar e o nascimento de um bebé saudável.
E entre os nutrientes indispensáveis está o cálcio, mineral que desempenha um papel fundamental na formação do esqueleto do feto. É também importante para o bom funcionamento do organismo da mamã, pois ajuda no processo de coagulação do sangue e a manter a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a contracção muscular em ordem. Não esquecendo que o cálcio também tem papel de peso na produção de leite materno.
Durante a gravidez, a necessidade de cálcio aumenta em torno de 50%. Ou seja, se a quantidade diária recomendada para uma mulher adulta é de 800 miligramas diárias, na gravidez essa quantidade passará a ser de 1.200 ml.
A falta deste mineral pode causar alguns problemas. Se não houver cálcio suficiente, o homónio paratireóideo, fabricado nas glândulas paratireóideas, começa a retirá-lo dos ossos da mamã para usá-lo na formação do esqueleto do futuro bebé. Neste processo de "roubo" de cálcio, até os dentes podem ser prejudicados.
Uma baixa na quantidade do cálcio também pode provocar problemas de pressão sanguínea.
O cálcio é um mineral que pode ser muito bem obtido através de uma boa alimentação. E, ainda mais fácil é saber que o leite e os seus derivados são as pricipais fontes de cálcio. Por isso, basta aumentar o consumo para três a quatro porções por dia para que não haja falta de cálcio.
Lembre-se que durante a amamentação, quando a mulher chega a produzir até 1,5 litro de leite por dia, a demanda vai crescer ainda mais.
Assim que a mãe começar a desmamar a criança, ela pode voltar à quantidade de cálcio que ela ingeria anteriormente.

1 comentário:

Angel disse...

Oi,

Olha eu tb sempre bebi muito leite e durante a gravidez tive especial cuidado com a alimentação, ele não nasceu gordinho, nasceu com um peso normal mas uma coisa é certa tenho leite para dar e vender, não sei se foi da alimentação mas pelos vistos tb é de qualidade que ele está a engordar bem :)
Acho que a alimentação cuidada tb ajudou, ainda agora pareço uma gravida porque continuo a ter muito cuidado com o que como.

Bjs,
Anabela e baby Diogo