sábado, março 17, 2007

36 semanas de ti


O bebé está com um peso de aproximadamente 2750g e mede 46cm.
Ao olhar para a sua barriga pode parecer engraçado de vez em quando. É que os cotovelos, joelhos e a cabeça do bebé podem não só serem sentidas como podem ser vistas desalinhando a forma de sua barriga. Isto ocorre quando o bebé se espreguiça ou quando troca de posição.
As paredes do útero começam a ficar mais finas pois estas estão bem esticadinhas. Quando isto ocorre, o seu bebé pode começar a perceber e a diferenciar o rítmo diurno do rítmo nocturno pois ele sente que está claro e sabe que a sua mamã está a fazer uma série de coisas e, quando está escuro, ela quase não se mexe, deve estar a dormir.
Ele exibe unhas novinhas em folha e um par de rins completamente desenvolvidos e prontos para desempenhar as suas funções. O fígado também já pode processar impurezas.
Agora há muito mais bebé dentro do seu útero do que líquido aminiótico. O seu útero até agora alargou cerca de 1.000 vezes em comparação com o seu tamanho original.
Durante a gravidez a mulher sente vontade de ir ao WC com maior frequência, até já estava habituada mas, agora que está perto do final da gravidez, você praticamente fará do WC o seu segundo lar. Mesmo assim, não diminua a quantidade de líquidos ingeridos, especialmente água. O seu bebé e o seu corpo precisam muito de água.
O seu útero encontra-se provavelmente abaixo das suas costelas, o que dá uma sensação de falta de ar de vez em quando.
Agora que só faltam 4 ou 5 semanas para o final da gravidez, a ansiedade é enorme. Tente controlar-se ou acabará sendo impaciente com as pessoas à sua volta por motivos que nem você sabe.
Prepare as suas roupas e os papéis para o hospital. Ainda tem tempo mas nunca se sabe quando o bebé vai querer nascer. Deixe tudo mais ou menos à mão ou num lugar de fácil acesso, em caso de não ser você quem vai levar as malas para o hospital.

Sem comentários: