domingo, março 11, 2007

35 semanas de ti

O bebé pesa aproximadamente 2550g e mede, mais ou menos, 45cm.
O bebé continua a ganhar formas mais arredondadas e vai-se acomodando para a posição de parto. Em algumas mulheres o bebé "desce" já. Noutras, isso só acontece no dia do parto ou durante o trabalho de parto. Você sabe que o bebé "desceu" pois a sua barriga fica mais baixa e pode passar a respirar melhor ao mesmo tempo que algumas mulheres sentem dor intensa na parte inferior da coluna. O seu bebé também está atento ao que acontece ao seu redor, por isso, é uma boa oportunidade para começar diálogos com ele. Não pense que isto é uma parvoíce, ele realmente pode ouví-la. Se não quiser conversar, então cante-lhe alguma musiquinha e assim que ele nascer, cante para ele essa mesma musiquinha, vai ver que terá uma surpresa.
Os seus seios podem estar extremamente sensíveis enquanto se vai aproximando o final da gravidez. Eles estão a preparar-se para a produção de leite. Use soutiens que sejam firmes para aliviar a dor e o desconforto. O lado emocional da mamã nestas últimas semanas pode estar extremamente sensibilizado e, mudanças repentinas de humor são comuns. A ansiedade é um dos motivos. A gravidez já durou tanto tempo, você está cansada, às vezes tem uma dor aqui ou outra ali, preocupação em relação ao parto e se tudo vai correr bem, tem pressa em ver o seu bebé e voltar ao seu físico normal. Todos estes sentimentos são perfeitamente normais e aqueles à sua volta deveriam entendê-los igualmente.O seu útero encontra-se agora a 15cm acima do seu umbigo.

1 comentário:

mimika disse...

Parabéns pelas 35 semaninhas!!!

"A gravidez já durou tanto tempo, você está cansada, às vezes tem uma dor aqui ou outra ali, preocupação em relação ao parto e se tudo vai correr bem, tem pressa em ver o seu bebé e voltar ao seu físico normal." Eu, neste momento, às 38 semanas identifico-me muito com o que está descrito.

beijinhos