segunda-feira, março 12, 2007

Feng Shui para quarto de Crianças

Adoro estas coisas!
Os orientais pensam que o quarto dos nossos filhos pode influenciar a saúde, o rendimento escolar, a alegria, a criatividade...e eu acredito.
Para quem não sabe, Feng Shui significa água e vento.
No Feng Shui (diz-se Fang Shué) tomam-se em consideração a forma da casa e das diferentes divisões, disposição e localização de portas e janelas, tipo de mobiliário utilizado, cores, etc.
Ora, para o quarto dos bebés, o Feng Shui diz o seguinte:

Localização - Idealmente, deve estar localizado a nascente ou sudeste, de forma a absorverem a energia ascendente (e representativa do crescimento) do Sol. Oeste (poente), é também uma boa direcção, em particular para crianças hiperactivas.

Iluminação - Luzes viradas para cima são as ideais, particularmente se colocadas nas paredes. Tanto quanto possível deve evitar-se candeeiros em metal, que conduzem duma forma mais acentuada a energia electromagnética e a electricidade estática.

Mobília - Se possível com cores vivas e com os cantos arredondados. Os cantos, se mais redondos, criam uma atmosfera mais harmoniosa e além disso, evitam que as crianças se aleijem com tanta facilidade.

Tecidos - Não utilize lençóis ou fronhas de almofada em material sintético, apenas em algodão. Os cobertores devem também ser em materiais naturais. O colchão, se em algodão maciço, permite que o sono seja mais reparador e que a transpiração se dê uma forma adequada.

Janelas - Devem ter cortinados de algodão, de preferência de enrolar; assim podem ser levantados durante o dia, criando uma atmosfera mais activa e baixados durante a noite, para que a criança possa dormir melhor.

Cor das paredes - Tons de azul são particularmente bons; "nuances" de verde ou amarelo podem também ser utilizados.

Camas - Se houver mais do que uma criança no mesmo quarto, é importante que durmam com a cabeça virada para o mesmo lado; a cabeceira deve estar encostada a uma parede; as camas devem ser em madeira.
Não deixe as camas por fazer durante o dia e se possível não arrume tralha debaixo da cama; se o fizer certifique-se que regularmente põe tudo em ordem e se desfaz do que não é necessário

Soalho - Evite o mais possível o uso de alcatifas; soalho em madeira é o mais saudável e o mais fácil de limpar.

Armazenagem - Coloque uma quantas caixas (em madeira, se possível) no quarto, de forma a que a criança aí guarde todos os brinquedos antes de dormir. Assim, durante o dia os jogos estão sempre disponíveis e à noite deixam o quarto livre, para que o sono seja mais profundo (acalmando assim a energia ki).

Aspectos a evitar num quarto de crianças:

Material eléctrico e electrónico - é essencial que a criança não durma perto duma aparelhagem de som (a distância mínima é de 1 metro, melhor 1 metro e meio); as colunas de som contêm um íman que altera bastante o campo electromagnético (existem bastantes estudos que confirmam esta recomendação); o mesmo é verdade para relógios digitais e computadores - estes, mesmo desligados, criam um campo de electricidade estática nociva para a saúde; se houver um computador, televisão ou aparelhagem no quarto, o ideal é de os desligar na tomada, durante a noite.
O melhor é não ter qualquer forma de equipamento electrónico num quarto de criança.

Cabeceiras por baixo de janelas - não coloque a cabeceira da cama debaixo de uma janela, o que cria uma energia muito activa e pode dificultar o sono.

Portas abertas - durante a noite, feche a porta do quarto, assim como as cortinas, acalmando assim o fluxo de energia e favorecendo um sono profundo.

Mobílias pesadas - a mobília do quarto deve ser tão "leve" e simples quanto possível; artigos pesados tornam o quarto opressivo e dão a ideia de não haver suficiente espaço.

Espelhos - evite ao máximo o uso de espelhos nos quartos; diz-se que impedem que nos livremos das emoções antigas. Ao mesmo tempo amplificam grandemente as ondas electromagnéticas e a electricidade residual, não nos deixando acalmar.

2 comentários:

Mia disse...

Adorei este post, o Feng Shui sempre me despertou curiosidade.

beijocas

Sandra, eu simplesmente... disse...

já tens o quarto pronto?

Beijocas grandes e boa semana