quarta-feira, novembro 15, 2006

O que é o Rastreio Pré-Natal?


Pois é...
hoje andei a ler acerca do rastreio pré-natal.
Afinal este tipo de controlo só existe há 5 anos. Antes só se conseguia detectar algum problema no bebé através da amniocintese (deve ser bem mais incómodo pois uma agulha atravessa a barriga da mamã).
Com este rastreio, basta uma análise ao sangue para detectar até 97% o risco de ter um bebé com doenças cromossomáticas (a trissomia 21, ou Síndroma de Down, é o mais conhecido).
Dizem que o resultado é um conjunto de números, que assustam as grávidas.
Isto porque indicam o grau de probabilidade de vir a ter um bebé com doenças cromossomáticas.
No meu caso, não tenho acesso ao exame até ao dia da consulta, que é no dia 21. Entregam os resultados directamente à minha médica. Deve ser para não andar a tentar interpretar os resultados, não sei.
«O rastreio pré-natal é aconselhado a todas as mulheres grávidas, mesmo as mais jovens. Apesar de o risco de ter um filho com deficiências genéticas ser tanto maior quanto mais velha for a futura mãe, a verdade é que 70% das crianças afectadas nascem de mulheres com menos de 35 anos, porque são estas que têm mais bebés», palavras da patologista Ivone Mirpuri, que introduziu em Portugal o método que permite obter os resultado das análises numa hora.
Felizmente as coisas hoje em dia são bem mais evoluídas do que antigamente.
O acompanhamento de uma gravidez é bem mais seguro devido à quantidade de exames a que somos submetidas.
Vais estar bem bebé. Nós sabemos que sim.

Sem comentários: