sexta-feira, novembro 10, 2006

18 semaninhas dentro de mim


Bem....e o tempo continua a voar!
Amanhã já faz 18 semanas. Quase a meio caminho :)
Ora bem, esta semana, a medida do bebé pode variar entre os 12,5 e os 14cm e o peso é de 150g aproximadamente.
O feto continua a crescer e desenvolver-se mas, agora o seu rápido crescimento vai diminuir um pouco de ritmo. Os seus sentidos, como o tacto e a audição estão agora mais reais e ele já pode ouvir os sons que vêm do exterior. E, daqui para frente, ele vai ouvir tudo o que a mamã diz.
O útero pode ser sentido logo abaixo do umbigo, uns 2cm aproximadamente. O ideal seria se a mamã já tivesse ganho, até agora, por volta de 4,5 a 5,8kg mas, claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Eu ainda não aumentei mas a médica diz que estou bem. Dia 21 também tenho a consulta de rotina para saber os resultados do rastreio pré-natal.
E depois dia 18, lá vamos nós fazer a Ecografia Morfológica.
Esta ecografia faz uma avaliação cuidadosa das estruturas fetais e a ausência de anormalidades morfológicas indica que, muito provavelmente, se trata dum feto morfologicamente normal. É obrigatório ver e analisar o pólo cefálico, o perfil da face, as quatro câmaras cardíacas e os seus grandes vasos, o estômago, os rins, a bexiga, a entrada do cordão umbilical no abdómen, a bexiga, os membros e os seus 3 segmentos - mãos/pés, antebraço/perna e braço/coxa, e a coluna vertebral em toda a sua extensão, nomeadamente a sua parte terminal. Deve também ser avaliada a localização da placenta.
Desta vez vamos ter sessão de cinema com mais de 3 minutos eheheh

Sem comentários: