sexta-feira, novembro 17, 2006

E amanhã já faz 19 semanas!


E continuamos a contagem.....
As semanas passam tão depressa. Mesmo estando em casa, parece que o tempo voa!
Amanhã o nosso bebé já tem 19 semanas. 19 semanas de emoções, todos os dias diferentes mas sempre boas.
A barriguinha continua discreta.
A medida do bebé esta semana, da cabeça ao rabinho, deve variar entre 13 e 15cm e pesa 200g, aproximadamente.
É tão giro acompanhar esta envolução assim. As fases de crescimento no meu útero. Imaginem que o peso do bebé, a partir de agora, vai aumentar até 15 vezes até ao nascimento! Realmente, o milagre da vida.
Nesta fase, os médicos pedem que façamos uma nova ecografia, entre as semanas 18 e 23, um controlo ao Segundo Trimestre. Por isso é que no dia 18 de Dezembro vamos fazer a chamada Ecografia Morfológica.
O médico vai verificar o tamanho e peso do bebé, o coração, a placenta e cordão umbilical. Como o bebé já está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada do seu corpo, vamos estar mais tempo a vê-lo em plena acção (aos pontapés, a dar cambalhotas, a chupar o dedinho ou a espreguiçar-se) ehehehhe
Será menina? Será menino?
Se for uma menina, a vagina, útero e trompas já estão formados e em posição final. Se for um menino, o seu reconhecimento já deve ser bem claro.
No entanto, em alguns casos, é difícil ou impossível visualizar o sexo do bebé devido à posição em que ele se encontra. Uma prima minha pensava que ía ter um menino pois a placenta enganou o médico eheheheh
O útero pode ser sentido agora a 1,3cm abaixo do umbigo. Seja lá qual for o peso ganho pela mamã, o que poderia estar entre 3,6 e 6,3kg (ups....eu ainda não engordei isto tudo!) - 200g é o bebé, 170g a placenta, 320g o líquido aminiótico, o útero mais ou menos 320g e os seios podem ter aumentado 180g cada um.
Mais uma semanita emocionante pela frente.

Sem comentários: