segunda-feira, novembro 20, 2006

A importância do RH na gravidez

Realmente há muita coisa a ter em consideração quando se engravida.
Felizmente a medicina já tem resposta para muitas situações.
No nosso caso não se aplica pois eu e o Filipe somos Rh positivos mas fica aqui o esclarecimento para quem possa ser útil.
Ao pesquisar na net, encontrei muita informação acerca da importância do RH na gravidez.
Para ser mais fácil, e não ficar muito chato, fica aqui um pequeno resumo:
O grupo sanguíneo pode ser A, B, AB ou O sendo acompanhado de uma outra característica denominada de Rh. O Rh pode ser negativo (Rh-) ou positivo (Rh+). Quando o Rh da mãe é positivo e o do pai é negativo, ou quando ambos têm o mesmo tipo, não existe qualquer problema.
Embora a circulação sanguínea da mãe e do feto ocorram em vasos sanguíneos independentes, estes estão muito próximos da placenta. Caso sofra alguma pequena ruptura, as células sanguíneas do bebé penetram a circulação da mãe. Quando o Rh do bebé é positivo e o da mãe negativo, o organismo da mãe reconhece essas células como estranhas e vai produzir anticorpos que atacam os glóbulos vermelhos do seu bebé.
Se isso acontecer o bebé poderá nascer a Doença hemofílica Recém Nascido que tanto pode levar a uma icterícia leve como a uma anemia grave, algumas vezes fatal.
Mas hoje em dia com o acompanhamento que as grávidas têm, acho que todas são sensibilizadas para isto nas consultas a que vão regularmente.
Aqui fica o link acerca da Incompatibilidade de RH.

1 comentário:

Hydrargirum disse...

Olha, isto é interessantissimo!!!
Nao fazia ideia...
Eu creio que seja Rh-....
Sou O-, portanto Rh- certo?
Estas coisas confudem-me...