quarta-feira, novembro 22, 2006

Células estaminais do sangue do cordão umbilical

Na semana passada um casal nosso amigo falou-nos da preservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical.
Confesso que fiquei a pensar nisso porque já tinha ouvido falar mas não sabia muito acerca do tema.
Pesquisando na net, só encontrei 2 sítios onde é possível os pais recorrerem a este método, que a meu ver é como um seguro.
É caro, talvez porque ainda não há muita concorrência. No entanto, é um assunto sério e não podia deixar passar ao lado.
A recolha das células estaminais do sangue do cordão umbilical, que normalmente é descartado durante o parto, possibilita que o dador não tenha de se submeter às listas de espera para a doação de tecidos histocompatíveis nem tenha que se arriscar a terapias com tecidos não compatíveis.
Em caso da leucemia, por exemplo.
A Crioestaminal e a Cytothera proporcionam aos pais dos recém-nascidos a possibilidade de isolarem e criopreservarem as células estaminais do sangue do cordão umbilical. Estas células têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente.
O preço é praticamente o mesmo, 1200euros. No entanto, para quem tem seguro de saúde pode ter um desconto considerável. 5% na Criostaminal (Multicare e Médis) e 16% na Cytothera (Multicare, Média e SAMS Quadros)
Vou estar atenta.

2 comentários:

Hydrargirum disse...

Eu nunca tinha ouvido falar disto...
Eu nunca pensei que ter um bebe fosse tao complicado...

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=60&id_news=251778