sexta-feira, novembro 03, 2006

17 semaninhas....mais transformações


A medida do bebé esta semana deve variar entre 11 e 12cm. O peso do feto duplicou nas duas últimas semanas e ele está agora com 100g aproximadamente.
Nesta semana o bebé começa a ganhar algumas camadas de gordura (tecido adiposo), importante para o controlo da temperatura e metabolismo do corpo. Com 17 semanas de desenvolvimento, a quantidade de água no corpo é de 89g e gordura 0,5g. Ao nascer, o tecido adiposo pesa por volta de 2,4kg do peso total de um bebé de 3,5kg.
Dentro ou fora do útero, os bébés gostam de brincar e o NOSSO já deve ter encontrado o seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical! Ele gosta de puxá-lo e segurá-lo. Às vezes ele segura com tanta força que impede a passagem de oxigénio mas não é alarmante. Ele não segura por muito tempo, portanto, não há nenhum problema com estas brincadeiras.
O meu útero deve estar agora 5cm abaixo do meu umbigo, está a ficar cada vez mais arredondado.
Sentir os movimentos do bebé é um sinal visível para a mãe, de que tudo está a correr bem. Mas, se a mãe ainda não sentiu o bébé dar uns pontapezitos, ou não tem certeza, não é preocupante pois tudo está normal. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria das mulheres conseguem sentir, e ter certeza de que foi o bébé que se mexeu.
Eu acho que ainda não senti.
Já senti algumas coisas, mas é como dizem, uma pessoa que nunca teve um bebé, não consegue bem identificar.
BOM FIM-DE-SEMANA!
De nós os 3

Sem comentários: