segunda-feira, novembro 06, 2006

Desmistificando a TOXOPLASMOSE

Hoje, ao falar com uma amiga minha, percebi que ainda não tinha escrito nada acerca da Toxoplasmose. Isto porque eu não sou imune. Há certos cuidados a ter quando se está grávida:
"A toxoplasmose pode ocorrer em diversos mamíferos que ingiram carne crua.
O ser humano serve portanto de hospedeiro intermediário.
Uma vez exposto à doença, o ser humano desenvolve imunidade contra o parasita e raramente torna a adoecer com toxoplasmose. Isto é confirmado através de uma análise sanguínea a qual revelará que a pessoa é seropositiva em relação a esta doença.
Mas o caso complica-se se a mulher grávida não for imune e engravidar. Neste caso ela não deve contrair toxoplasmose durante os primeiros 3 meses de gravidez (após este período os riscos são significativamente menores). Apanhar toxoplasmose durante o 1º trimestre de gravidez equivale ao risco do bébé nascer com graves deformações neurológicas ou mesmo retardamento mental.
Se a mulher grávida possui um gato já há algum tempo mas que vive exclusivamente em casa, e que jamais come carne crua, então NÃO está em risco. De facto está cientificamente provado que manusear carne crua ou trabalhar em jardinagem sem luvas é mais arriscado do que fazer festas ao seu gato.
Existem muitas maneiras de minimizar o risco de contrair toxoplasmose:
- cuidado com a manipulação das "caixas" de dejectos dos gatos. A mulher
grávida pode ser contaminada até mesmo se tiver contacto com a terra por
onde circulem gatos;
- cuidado com a ingestão de alimentos mal cozinhados como a carne mal
passada de animais que contenham este parasita;
- cuidado a mexer em carne crua porque pode estar contaminada;
- lavar muito bem os vegetais;
- evitar moscas que podem espalhar a infecção tocando nos alimentos após
contacto com terra contaminada;
- cozinhar muito bem a carne pelo menos 15 a 20 m antes de a consumir;
- evitar comer carne mal passada, ovos crus e frutas não descascadas;
- não beber leite não pasteurizado."

São muitos cuidados a ter mas nesta fase da vida, todo o cuidado é pouco. E quando se sabe que vem aí um Ser maravilhoso, não custa nada!

1 comentário:

Anónimo disse...

Oiii, pois é bébé, a falar a falar e a mamã já tirou as dúvidas aqui da "tia", vamos ver agora dps como corre a consulta mas eu e a mamã achamos que tb não sou imune, então há que ter cuidado. Muitas beijocas para ti e porta-te bem com a mamã :)