quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Escala de Apgar

Li recentemente, em alguns blogues, acerca do índice de Apgar.
Nunca tinha ouvido falar.
Resumidamente:
"A Escala ou Índice de Apgar consiste na avaliação de 5 sinais objectivos do recém-nascido no 1º e no 5º minuto após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2, sendo utilizado para avaliar as condições dos recém-nascidos.
Os sinais avaliados são: frequência cardíaca, respiração, tonicidade muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. O somatório da pontuação (no mínimo zero e no máximo dez) resultará no Índice de Apgar e o recém-nascido será classificado como:
- sem asfixia (Apgar 8 a 10)
- com asfixia leve (Apgar 5 a 7)
- com asfixia moderada (Apgar 3 a 4)
- e com asfixia grave: Apgar 0 a 2.
No momento do nascimento, este índice é útil como parâmetro para avaliar as condições do recém-nascido e orientar nas medidas a serem tomadas quando necessárias.
Considera-se normal uma pontuação Apgar, mínima, de 7.

3 comentários:

mimika disse...

Gostei de saber...eu já tinha ouvido falar, mas sinceramente não sabia o que era :(. Obrigada!

Beiji

RB disse...

Não tinhas ouvido????
ai que me vou zangar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
lol
O bruno disse que querias que te enviasse a foto, depois envia-me o mail, com o teu mail. encontras o meu no meu profile.
Beijos

Sandra, eu simplesmente... disse...

Olha Sónia,

Sobre o narhitel, experimentei hoje e está aprovado!! Obrigado pela dica, que eu nunca tinha ouvido falar...

Beijocas e bom fds

EStá quase....