sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Alguns conselhos para nós, os papás


A MAMÃ
Pensar que vou estar aqui em casa com o nosso é bebé é excitante mas também assustador. Há muitas coisas novas a aprender e rotinas a aplicar.
No curso de preparação para o nascimento a nossa terapeuta falou da “depressão”. É uma coisa que costuma acontecer às novas mamãs, e pode tornar-se uma coisa séria. Por isso, se começarmos a sentir-nos muito tristes e choronas, sem achar graça às “caretas” do nosso bebé, por exemplo, devemos pedir ajuda ao nosso médico. O papá também deve estar alerta a estes sinais. A depressão acontece porque as nossas hormonas ficaram todas "desarrumadas" depois do parto, porque nos sentimos muito cansadas para ser a super Mamã, porque nos achamos mais gordas e mais feias (e isto não é verdade), porque temos medo que o nosso companheiro já não goste tanto de nós. Também pode ser falta de algumas vitaminas ou minerais.
É uma coisa que acontece a muitas, muitas Mamãs. Mas não nos devemos esquecer de que temos no nosso bebé o maior admirador do mundo, que o nosso cheiro, o nosso calor e a nossa voz são quase tudo o que o bebé precisa para ser feliz.
Por isso, andei a pesquisar e aqui vão alguns truques para nós, as mamãs, nos sentirmos melhor:
1. Descansar o mais que pudermos. O nosso corpo fez um grande esforço durante o parto e precisamos de tempo para recuperar.
2. Fazer uma alimentação variada, poucas gorduras, mas muita fruta e verduras. Não fazer dieta - deixar isso para mais tarde. Preferencialmente fazer 5-6 pequenas refeições por dia.
3. É importante incluir o exercício físico quando tentamos recuperar o nosso peso anterior à gravidez. Procurar uma actividade que apreciemos e que se ajuste ao nosso estilo de vida. É importante que consultemos o nosso médico antes de recomeçar uma actividade desportiva após o nascimento do nosso bebé.
4. Procurar metermo-nos bonitas: arranjarmo-nos, e arranjar a casa logo de manhã. Isso ajudar-nos-à a ficar mais bem dispostas.
5. Tentar sair com regularidade para dar um passeio a pé. O ar fresco e o exercício fazem maravilhas na revitalização de uma cabeça cansada e “stressada”, e ajudam a perder peso. A maioria dos bebés também aprecia muito estes passeios.
6. Se o nosso bebé não nos deixar dormir, devemos regular os nossos sonos pelos dele e pensarmos que a situação vai melhorar.
O PAPÁ

Não tenha medo de pegar no seu bebé, ele é resistente. Basta ter atenção a algumas regras básicas:
1. Cuidado com o pescoço do bebé - ele ainda não segura a cabeça. Quando o deitar ou o levantar, procure manter apoiado todo o tronco e a cabeça.
2. Nunca abane/sacuda a cabeça do bebé - o seu cérebro e tão frágil que basta bater nas paredes do crânio para lhe provocar lesões graves.
3. Quando o bebé já andar em pé, nunca lhe puxe só por um braço. Acontece, com certa facilidade, o encaixe do braço sair da articulação. Não é grave, mas tem que se voltar a pôr no sítio.
4. Os bebés gostam muito de colo. Os especialistas hoje pensam que os mimos nunca são demais. Os bebés acarinhados crescem mais felizes e mais seguros de si, mais capazes de enfrentar o mundo lá fora e de se tornarem uns crescidos com sucesso.

1 comentário:

mimika disse...

Essa questão da depressão pós-parto sempre me preocupou um bocadinho. O engraçado é que quanto mais me aproximo do parto menos penso nisso, tal é a ansiedade de conhecer a minha menina. Mas o que é facto é que devemos ter em conta os sinais de alerta! O ideal era isso não acontecer para usufruirmos com alegria os primeiros meses do nosso bebé!

Bj