quarta-feira, dezembro 13, 2006

Porque chora um bebé?


Eu sei....
os bebés não nascem com livro de instruções.
Mas eis que encontrei este "esclarecimento" enquanto pesquisava umas coisas na internet:
Fome: este é o motivo mais provável e o mais fácil de lidar. O choro de fome é bem persistente e não costuma parar até o bebé mamar. Chupar os dedos e abrir e fechar as mãos sobre o peito são alguns outros indícios de que o bebé quer mamar.
Dor: se um bebé sentir dor (ou se está amedrontado) costuma chorar alto. Deve-se pedir ajuda caso: exista um súbito grito ou choro contínuo; o choro piore quando pega o bebé ao colo; haja falta de interesse nas mamadas; tenha diarreia e vómitos; veja uma erupção na pele que não desaparece quando pressionada pelo dedo; exista falta de contacto visual ou estado de quietude anormal; tenha um choro lamuriento com febre acima de 38ºC e preguiça incomum; tenha o abdomen inchado,respiração difícil ou rápida; faça movimentos bruscos da cabeça, como puxar as orelhas, com febre e choro inconsolável.
Desconforto emocional: nos primeiros dias, todos os bebés precisam de conforto e da confiança proporcionada pelo colo. Se descartou todas as possíveis causas físicas do choro do bebé é provável que ele precise de se sentir confortado. O contacto físico com os pais é essencial, pois estimula a afeição e estabelece um vínculo de protecção e amor.
Fralda suja ou molhada: embora a necessidade de mudar a fralda não faça todo bebé chorar, deixar o bebé com uma fralda molhada ou suja pode irritar a pele delicada dele. As assaduras ardem em contacto com algum líquido, como o xixi. Por isso, trocar a fralda periodicamente e manter o bebé limpinho é um carinho essencial.
Gases e cólicas: os gases provocam cólicas e muito mal-estar. Enquanto o bebé mama, deve-se manter o bebé na posição mais erecta possível (ou seja, com a cabeça mais elevada do que o corpo) e, depois, fazê-lo soltar os gases segurando-o em pé encostado ao seu ombro, enquanto esfrega ou dá palmadinhas nas costas dele. O choro de cólica tem características diferentes, em geral, começa quando o bebé tem 2 ou 3 semanas. Piora em determinados momentos, como depois do almoço e ao anoitecer. Quando chora, o bebé costuma levantar as pernas, arquear as costas ou ficar com o rosto vermelho.
Calor ou frio: o bebé não consegue regular a própria temperatura e requer a ajuda dos papás para se sentir bem. Para descobrir se está com muito calor ou frio sinta a barriga dele (e não as mãos ou os pés, como é de costume).
Mudança de posição: o bebé pode chorar para pedir ajuda, já que não consegue mudar de posição sozinho. Algumas posições são perigosas e podem até levar à Síndrome da Morte Súbita do Lactante.
Falta de um brinquedo: talvez o bebé se tenha apegado muito a um objecto que o reconforta, um brinquedo macio ou até um paninho. Se essa peça se perder, ele ficará chateado e irá chorar, principalmente na cama, à noite.
E lembre-se, os bebés também sentem insegurança, medo, tédio, irritação, cansaço, indisposição ...
Como manifestam isto tudo? Chorando, claro.

Sem comentários: