Eu sei....
os bebés não nascem com livro de instruções.
Mas eis que encontrei este "esclarecimento" enquanto pesquisava umas coisas na internet:
Fome: este é o motivo mais provável e o mais fácil de lidar. O choro de fome é bem persistente e não costuma parar até o bebé mamar. Chupar os dedos e abrir e fechar as mãos sobre o peito são alguns outros indícios de que o bebé quer mamar.
Dor: se um bebé sentir dor (ou se está amedrontado) costuma chorar alto. Deve-se pedir ajuda caso: exista um súbito grito ou choro contínuo; o choro piore quando pega o bebé ao colo; haja falta de interesse nas mamadas; tenha diarreia e vómitos; veja uma erupção na pele que não desaparece quando pressionada pelo dedo; exista falta de contacto visual ou estado de quietude anormal; tenha um choro lamuriento com febre acima de 38ºC e preguiça incomum; tenha o abdomen inchado,respiração difícil ou rápida; faça movimentos bruscos da cabeça, como puxar as orelhas, com febre e choro inconsolável.
Desconforto emocional: nos primeiros dias, todos os bebés precisam de conforto e da confiança proporcionada pelo colo. Se descartou todas as possíveis causas físicas do choro do bebé é provável que ele precise de se sentir confortado. O contacto físico com os pais é essencial, pois estimula a afeição e estabelece um vínculo de protecção e amor.
Fralda suja ou molhada: embora a necessidade de mudar a fralda não faça todo bebé chorar, deixar o bebé com uma fralda molhada ou suja pode irritar a pele delicada dele. As assaduras ardem em contacto com algum líquido, como o xixi. Por isso, trocar a fralda periodicamente e manter o bebé limpinho é um carinho essencial.
Gases e cólicas: os gases provocam cólicas e muito mal-estar. Enquanto o bebé mama, deve-se manter o bebé na posição mais erecta possível (ou seja, com a cabeça mais elevada do que o corpo) e, depois, fazê-lo soltar os gases segurando-o em pé encostado ao seu ombro, enquanto esfrega ou dá palmadinhas nas costas dele. O choro de cólica tem características diferentes, em geral, começa quando o bebé tem 2 ou 3 semanas. Piora em determinados momentos, como depois do almoço e ao anoitecer. Quando chora, o bebé costuma levantar as pernas, arquear as costas ou ficar com o rosto vermelho.
Calor ou frio: o bebé não consegue regular a própria temperatura e requer a ajuda dos papás para se sentir bem. Para descobrir se está com muito calor ou frio sinta a barriga dele (e não as mãos ou os pés, como é de costume).
Mudança de posição: o bebé pode chorar para pedir ajuda, já que não consegue mudar de posição sozinho. Algumas posições são perigosas e podem até levar à Síndrome da Morte Súbita do Lactante.
Falta de um brinquedo: talvez o bebé se tenha apegado muito a um objecto que o reconforta, um brinquedo macio ou até um paninho. Se essa peça se perder, ele ficará chateado e irá chorar, principalmente na cama, à noite.
E lembre-se, os bebés também sentem insegurança, medo, tédio, irritação, cansaço, indisposição ...
Como manifestam isto tudo? Chorando, claro.
os bebés não nascem com livro de instruções.
Mas eis que encontrei este "esclarecimento" enquanto pesquisava umas coisas na internet:
E lembre-se, os bebés também sentem insegurança, medo, tédio, irritação, cansaço, indisposição ...
Como manifestam isto tudo? Chorando, claro.
Sem comentários:
Enviar um comentário