terça-feira, dezembro 26, 2006

24 semanas de ti

Sexto mês de gravidez. O bebé, esta semana, deve medir 30cm e pesar aproximadamente 600g. Agora ganha peso rapidamente.
Irá começar a abrir os olhos e leva uma vida muito activa. Move-se, saboreia, cheira, vê, ouve e , pensa-se que também sonha.
A audição está mais avançada, pode ouvir e distinguir a voz da mamã em tons diferentes, ouve as batidas do coração dela e os seus ruídos no estômago. Mas não é só isso, ele ouve praticamente tudo o que acontece à sua volta e, um ladrar de cão, por exemplo, pode assustá-lo mas ele começa a habituar-se e quando nascer vai saber que já ouviu anteriormente esse som. Assim, a mamã deve lembrar o seu companheiro para que este converse com o bebé também. Não só a voz da mamã é importante mas também a do papá.
Se o bebé nascesse agora, teria 85% de hipóteses de sobreviver, claro, com cuidados muito especiais. Mas, infelizmente, 50% das crianças nascidas tão cedo, e que sobrevivem, têm problemas sérios e permanentes de desenvolvimento.
O útero da mamã encontra-se agora entre 3,8 - 5,1cm acima do seu umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o umbigo começa a "aparecer demais". No entanto, ele voltará ao seu estado normal após o parto.

Sem comentários: