terça-feira, maio 13, 2008

A memória dos bebés

A memória dos bebés só se torna suficientemente forte a partir dos dois anos. Esta foi a principal conclusão de um estudo feito pela Universidade de Harvard, após terem realizado testes com três grupos de crianças de diferentes idades.
Estas conclusões vêm ao encontro da teoria de que os bebés de um ano parecem ser «esquecidos». Isto porque, as regiões dos cérebros - em que armazenam e se lembram de pequenos dados de memória a longo prazo - ainda estão em formação.

Outros especialistas disseram que, embora este novo estudo confirme trabalhos anteriores de que a memória dos bebés melhora com a idade, a causa desse desenvolvimento ainda não está clara.

Os investigadores da Universidade de Harvard analisaram três grupos de bebés com idades diferentes, incentivando-os a imitar tarefas, como limpar uma mesa ou colocar um papel usado no caixote do lixo.
Ao mesmo tempo em que eram estimulados a imitar cada tarefa, os bebés foram auxiliados com ordens verbais, como «esta na hora de limpar!».

Quatro meses depois, os cientistas utilizaram as mesmas ordens verbais e técnicas para ver se os bebés podiam repetir as mesmas tarefas.
Assim, descobriram que apenas 11 por cento dos bebés de 13 meses repetiram com sucesso pelo menos uma das tarefas que realizaram quando tinham nove meses.

No entanto, 91 por cento dos bebés de 21 meses foram capazes de repetir pelo menos uma das tarefas que imitaram quando tinham 17 meses, mas, ao invés, todos os bebés de 28 meses realizaram pelo menos uma das tarefas pedidas aos 24.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, mas que texto interessante, muito obrigada!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana