sábado, janeiro 27, 2007

Já viram um recém-nascido?

Aqui estão os aspectos principais que falámos acerca da aparência do recém-nascido:
- A cabeça, devido à pressão do parto, pode apresentar uma forma diferente nas duas primeiras semanas.
- As mãos e os pés podem apresentar um tom azulado se a circulação demorar um pouco mais a estabelecer-se mas ficarão rosados em pouco tempo. Convém manter essas zonas aquecidas com umas meias quentinhas e umas luvinhas. As unhas das mãos podem vir comprimidas. No início, em vez de cortar as unhas com a tesoura, podemos limar para que ele não se arranhe.
- Os olhos são cinzentos à nascença e a verdadeira cor dos olhos pode não se definir até aos 6 meses de idade. Ele pode ainda apresentar um edema nas pálpebras, sendo vulgar o estrabismo. Isto deve-se à pressão do parto.
- A pele é limpa e as manchas e pequenas erupções desaparecem por si ao fim de algum tempo. O pêlo que cobre o corpo do bebé cai ao fim de duas semanas. Algumas maternidades só dão o primeiro banhinho 24 horas depois. Isto porque o bebé nasce com uma camada no corpo, o vérnix, que lhe protege a pele.
- Os mamilos do bebé podem estar inchados e até deitar alguma secressão. Isto é perfeitamente normal em bebés de ambos os sexos. Esse edema desaparecerá ao fim de poucos dias.
- Os orgãos genitais inchados são comuns em bebés de ambos os sexos. As meninas poderão ter algum corrimento vaginal que deve desaparecer em pouco tempo. Muitas vezes os testículos encontram-se inchados e só ficam normais mais tarde.

Sem comentários: