terça-feira, janeiro 23, 2007

Consulta das 28 semanas

Lá fui eu.
Hoje a enfermeira falou um pouco acerca da amamentação e do teste do ouvidinho.
Tal como o teste do pézinho vamos ter de o fazer ao Guilherme.
A enfermeira disse que podiamos fazer nos dias em que eu estiver internada ou até 30 dias depois.
Este teste serve para fazer o despiste da surdez. É indolor.
Perguntei relativamente à lista da maternidade e a enfermeira disse-me que quando formos fazer a visita à maternidade nos dão (vamos no dia 6 Março). Engordei 2Kg. A Dra.IM disse que eu e o Guilherme estamos bem. Ouvimos o coraçãozinho bater como habitual. A próxima ecografia ficou marcada para dia 19 de Fevereiro.

Teste do Pézinho

O teste do pézinho detecta precocemente algumas doenças que podem causar retardo mental na criança. Isto é feito por meio de gotinhas de sangue que são recolhidas com uma picadinha de agulha no calcanhar da criança.

Teste do Ouvidinho

O teste do ouvidinho, denominado exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE), leva apenas um minuto e o bebé não sente nada. Ele é capaz de detectar se há algum distúrbio auditivo que mereça encaminhamento para um especialista. É fundamental que a intervenção seja feita até aos seis primeiros meses para que haja maior hipótese da criança ter a sua audição melhorada ou curada, e não comprometer o desenvolvimento da fala e da linguagem que dependem muito da audição adequada.

Sem comentários: