segunda-feira, janeiro 29, 2007

Massagem para grávidas


Conforme tinha dito, na última aula de preparação para o nascimento, aprendemos umas massagens para serem aplicadas em MIM ehehehehhe
Aqui vai:
Ajoelhe-se na cama ou no chão, deitando a cabeça e o tronco em almofadas de forma que o suporte e a descontracção seja eficaz. Utilizando as palmas das mãos, uma de cada lado da coluna vertebral, faça deslizar de cima para baixo, uma de cada vez, percorrendo as costas, dos ombros até às nádegas.
De seguida, através do uso do polegar e do indicador, faça rolinhos nas costas, desde o sacro até ao pescoço.
Com o polegar, faça pequenos círculos, de ambos os lados da coluna, percorrendo toda a superfície.
Na zona lombar e sacro, fazer grandes círculos com as palmas das mãos, abrangendo as zonas laterais do tronco.
Semi-deitada ou sentada numa cadeira, com uma almofada nas costas e outra por baixo da perna elevada sobre um banco, deixa descansar o pé sobre a mão do companheiro. Com a outra mão, percorra o dorso do pé até aos dedos sem fazer pressão. Em seguida com os dois polegares, desenhe pequenos círculos na planta do pé com firmeza e ritmo.
Eleve um pouco a perna com uma mão no tornezelo, dando apoio e alternadamente, faça deslizar uma mão do tornezelo até à coxa, pressionando e relaxando durante o percurso.

Durante o trabalho de parto: Para além do ponto 4, deitada de lado ou de pé com os braços em cima dos ombros do companheiro, perna à frente flectida na zona lombar e sacro, fazer grandes círculos com as palmas das mãos, abrangendo as zonas laterais do tronco e depois trocar a perna.

Sem comentários: