domingo, janeiro 21, 2007

28 semanas de ti


O bebé pesa aproximadamente 1100g e mede mais ou menos 35cm.
Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebés comecem a sonhar. Sonhar com o quê, não é? Ninguém faz a menor ideia. Mas o cérebro está bem activo nesta altura. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos.
Por volta desta semana também poderá ser possível sentir os soluços do bebé. Pode parecer estranho no início ou nem pense que seja um soluço quando sentí-los, a mamã poderá achar que são os pontapés que tem vindo a sentir mas logo perceberá a diferença. Não há com o que se preocupar, os soluços são normais e duram pouco tempo.
Os cabelos da cabeça do bebé também estão a crescer, mais e mais.
O bebé continua a ganhar bastante peso, especialmente se compararmos com o peso de 11 semanas atrás (pesava apenas 100g), agora já está com mais de 1kg. Somente nas últimas 4 semanas, o seu peso duplicou.
Agora que o bebé está cada vez mais perto da caixa toráxica da mamã, esta poderá começar a sentir que a sua respiração está um tanto mais lenta. Esta é uma sensação que começa agora e vai se estender até ao final da gravidez. E o pior é que ela não estará sozinha. A mamã poderá começar a sentir também dores nas pernas, devido ao aparecimento ou ao agravamento de varizes. E a sua barriga, cada vez maior, poderá dificultar uma série de pequenas actividades do dia-a-dia como: levantar-se, deitar-se, abaixar-se, conduzir, etc etc...
O útero encontra-se agora a 8cm acima do umbigo e a mamã deve ter engordado até agora por volta de 8 à 10 kg. (Supostamente.....)

Sem comentários: