quinta-feira, abril 10, 2008

Cá estamos.....


Pois é...o nosso filhote tem mesmo medo do chuveiro. Será do barulho? Porque ele adora a hora do banho.
Falo nisto porque o Filipe comentou comigo na semana passada que, quando toma banho com o Guilherme, a seguir à natação, se torna difícil pois ele treme com medo.
Então resolvemos começar a ligar o chuveiro a seguir ao banhinho dele, para lhe retirar a espuma que fica no corpo e assim ele ir-se habituando ao "dito cujo". Qual quê?! Tem mesmo medo.
Posto isto....acho que não vale a pena insistir por agora.
Uma colega minha, que tem 3 filhotes, disse que passou pelo mesmo e disse para eu não forçar.
E vocês, acontece-vos o mesmo? Têm sugestões?
De resto continua óptimo, felizmente.
Algumas novidades:
- Já come sólidos, tem reagido bem. Produto de eleição: queijo! É vê-lo mastigar todo satisfeito.
- Já anda apoiado só com uma mão (desmancha-se é a rir e depois perde as forças eeehhehe)
- Já consegue diferenciar as formas. Tem umas caixinhas nas quais tem de encaixar umas pecinhas e agora fá-lo com facilidade. Acho curioso que o primeiro objectivo dele é colocar a peça com o desenho para cima pois já percebeu que só assim é que consegue encaixá-la na caixinha.
- Reage ao "palminhas" e ao "adeus". Fá-lo logo. As palminhas são engraçadas. Bate com a mão nas costas da outra mão :) lá deve achar mais giro fazer assim.
No entanto, está um reguila. Só quer mexer onde não deve. Já deu umas cabeçadas e tal, nada de mais.
"Não é Não" Anh Anh.......para o Guilherme acho que é mais um "Ai mexo mexo!"

17 comentários:

Supertatas disse...

ainda no outro dia falava com o nosso pediatra sobre isso, e ele dizia que era mto normal e que estavamos agora a entrar na idade dos medos, de ter medo de tudo o que não se compreende como acontece, mais despertos para a realidade :)
o meu tb ganhou um medo do chuveiro de tal ordem que fugia a 7 pes da casa de banho qd eu ainda estava a encher a banheira :|
comecei a encher com menos pressão e fazendo menos barulho, com ele ao colo e sempre a brincar etc, qd ele deixou de fugir disso comecei a usa-lo nele para tirar o shampoo etc
agora ja nao se importa mesmo que encha a banheira com a pressão no máximo, e já não chora qd lhe tiro o shampoo muito embora ainda não demonstre prazer nenhum nisso.... com calma, paciencia e dedicação eles ultrapassam os medos, tem é que ser mto devagarinho para nao ficarem traumatizados :)

Amura Design disse...

Medo do chuveiro ?... ohhhh :)
Rapidamente descobrirá como é giro e dp é vê-lo brincar, esguichar e molhar tudo à volta :)

A fase da reguilice é gira :)

Beijinhos e saudades da "tia"

Celine disse...

O FLávio tem 19 meses e ainda tem medo e mais detesta lavar o cabelo porque lhe vai agua nos olhos!!
Por isso não te preocupes muito! As traquinices começaram e não vão acabaram tão cedo!!
Beijocas

Sofia e Beatriz disse...

É normal, isso acontecer!
Claro que fazes bem, em não forçar. Fas como a Tatas fez com o minusculo.O Gui, irá perder o medo , aos poucos:)
Por acaso a Bia não tem medo. Custumo ligar o chuveiro, no final da banhoca e ela gosta.
Beijinhos Nossos

Liana disse...

Coitadinho :)

disse...

mais vale nao insistir mama.nao precisam do chuveiro para tirar a espuma do corpinho se até agora fizeram de outra maneira entao é melhor continuar.mais tarde tenta se novamente,sem pressas.um beijinho grande

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Amiga tenta comprar aquelas coberturas de chuveiro, deixam air menos água, o que eu acho é que eles sentem receio daquela água toda a fazer barulho.
beijocas nossas

Liana disse...

Prémio no meu blog :)

Anónimo disse...

Olá mamã, o Gui está um amor :-)
Espero que as sugestões dadas acima pelas mamãs ajudem o Gui a perder o medo do chuveiro...
Tens um miminho para ti no meu blog, espero que gostes!
Beijinhos e votos de um excelente fim-de-semana,Sofia,Pedro e Joana

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Um miminho para vcs amiga no meu blog.
beijocas nossas

Beatriz e papás disse...

Olá amiga, o teu Gui está um espanto. Tá lindo de morrer, também não é de admirar, sai á mãe!!!
Dou os meus parabéns atrasados e peço desculpa por não ter vindo mais cedo e a ti também é claro. Tenho um miminho no meu blog para voces. Beijos e bom fim de semana

Mia disse...

Olá..Olá!!
O Tomé nunca teve medo do chuveiro..ele é o chuveiro men! lol
É o melhor caminho, não forçar e pouco a pouco ir fazendo brincadeiras com o chuveiro. Vais ver que o Gui vai começar a adorar ;))

beijocas grandes

Joana disse...

Olá Sónia, antes de mais nada Muitos Parabéns pelo 1º aninho do Guilherme!! Desculpa serem atrasados, mas agora quase não paro online. Ele está tão crescido e tão lindo! As maiores felicidades para vocês sempre... Crescem tão rápido não é? O Danny também fez 2 aninhos uns diazitos antes do Guilherme (dia 22 de Março) :) Está tão crescido... tenho imensas saudades dele bébézinho... tenho de pensar em fazer uma nova encomenda à cegonha ;)
Em relação ao chuveiro, o Daniel é a mesma coisa. Sempre teve muito medo, acho que por causa do barulho. Agora está melhor, mas mesmo assim ainda tem receio.
Mas tudo passa com o tempo... o que é preciso é não forcar e deixá-los conquistar os seus medos ao seu próprio rítmo, acho eu...
Muitos beijinhos e tudo de bom,

xxx Joana

P.S.: Beijoca à Susana ;)

Angel disse...

Olha relativamente ao chuveiro não te consigo ajudar, o Diogo desde sempre gostou e aliás na banheira é o brinquedo de eleição, principalmente quando ligo a água e ele se põe a mexer nos "fios" de água a correr... na natação também não lhe faz qualquer tipo de diferença e sempre tomamos banho assim.
Mas uma coisa é certa não insistas que pode ser pior, começas por deixar o chuveiro ao lado dele na banheira, com água a correr por exemplo pode ser que lhe comece a despertar o interesse.
Achei piada a isso do queijo, o Diogo também adora, mas dos sólidos todos que come os de eleição são bróculos, couves e coisas afins verdes.

Bjs

Anónimo disse...

Com o David teve que ser aos pouquinhos...comecei por encher a banheira com a pressão do chuveiro com ele lá dentro, depois comecei por lhe colocar a mão debaixo do chuveiro para sentir a água e só depois comecei por lhe tirar o champoo e o gel de banho com o chuveiro. Mas cada bebé é único e se ele tem realmente pavor, também sou da opinião que não se deve insistir muito.
Beijókas

rita disse...

Perfeitamente normal amiga!!!!!!! o tiago ja passou por essa fase e agora adora o chuveiro.

Beijocas
Rita&Tiago

Anónimo disse...

Sim o Fábio por cá tb tem medo que se pela do chuveiro, mas eu coloco o chuveiro na pressão mais fraquinha e protejo o jacto directo ao corpo dele, sem aproximar da carinha dele, e deixo-o explorar o chuveiro, para lhe perder o medo, funciona, começa a ter menos medo...
Mas s o Gui relamente tem muito medo, acho que não deves mesmo insistir!!
beijos