terça-feira, outubro 24, 2006

Três doses. Despesa tripla

O nosso País é mesmo uma vergonha.
Há tempos as notícias não falavam de outra coisa: Meningite.
Uma pessoa minha amiga falou-me o quanto é caro decidir vacinar um filho contra a meningite.
Os pais que queiram administrar a vacina contra a meningite C têm de pagar cerca de 120 euros, ou seja, três vezes uma dose que custa 35 euros cada. É uma vergonha.
Imaginemos as pessoas que não têm mesmo condições para pagar este valor (que são muitas, infelizmente). Uma mãe quer sempre o melhor para o seu filho. O coração deve apertar e doer imenso por não se poder dar a um filho o melhor a nível de saúde e alimentação. Estas coisas realmente revoltam-me.
A vacina deveria estar incluída no Programa Nacional de Vacinação.
É dispendioso para o Estado? Temos pena! Nós descontamos e não é pouco! Para alguma coisa terá de ser.....

O que é a meningite
A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro) que pode ser causada por um vírus ou uma bactéria. No caso das bactérias (os mais perigosos), são responsáveis pela doença os meningococos A, B e C, e o tratamento é feito com antibióticos. Uma vez que a contaminação se dá pelas gotículas de saliva, são mais comuns os casos durante o Inverno, altura em que se registam mais doenças respiratórias e, logo, os espirros e a tosse.
Os sintomas mais comuns da meningite são a febre alta, vómitos, dores de cabeça, que podem ser súbitas e muito violentas, a rigidez do pescoço, a fotofobia (intolerância à luz), dores musculares ou nas articulações, confusão, sonolência ou mesmo coma, e convulsões em cerca de 30% dos casos. Podem ainda existir erupções cutâneas (manchas vermelhas na pele).

1 comentário:

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Olá!
Obrigada pelo link. Já estive a ler e realmente consta lá a MenC.
Sabes, uma colega minha teve bébé em Abril deste ano e ela é que teve de pagar as 3 doses.
Ora aqui está uma coisa que se confirmando será uma boa notícia!
Vou estar atenta!
Obrigada!