quinta-feira, outubro 26, 2006

O Ácido Fólico na gravidez

Mal começamos a pensar engravidar, além das análises normais ao sangue, os médicos costumam receitar o denominado Ácido Fólico. No meu caso, comecei a tomar o Folifer.

No entanto, andei a pesquisar na net e vi que o ácido fólico também se concentra em vários alimentos: brócolos, feijão, lentilhas (que não gosto!), espinafres, etc.
A Mimosa também tem leite dedicado às mamãs, vou experimentar. Além das vitaminas, cálcio, etc, também tem ácido fólico. Nunca é demais não é? :)

Estima-se que se as futuras mamãs consumissem ácido fólico em quantidades suficientes, antes de engravidarem, diminuíram até 75 por cento a possibilidade dos seus bebés nascerem com malformações do tubo neural. Anualmente nascem em Portugal mais de 100 crianças com defeitos do tubo neural (DTN), provocados pelo incorrecto desenvolvimento do sistema nervoso ou do canal neural, dos quais o mais comum é a spina bifida.
No entanto, o ácido fólico deve ser tomado não apenas aquando da gravidez, mas sempre que exista a possibilidade da mulher engravidar.

Portanto, meninas que acompanham o meu blog, se estiverem a pensar engravidar....já sabem ;)

Sem comentários: