sexta-feira, outubro 27, 2006

16 semanas


Bem...realmente o tempo passa a voar.
Amanhã já estou com 16 semanas. Continuo a sentir-me bem. É um anjinho o nosso bébé.

A medida do bébé esta semana deve variar entre 10,8 e 11,6cm. E pesa aproximadamente 80g.
As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, as pernas são mais longas que os braços. A cada semana que passa torna-se mais fácil distinguir o sexo do bébé e é sempre bom lembrar o médico se queremos saber o sexo do bébé com antecedência (Nós queremos!).
Dependendo da sensibilidade da mamã, será possível começar a sentir os movimentos do bébé a partir desta semana mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.
Conforme o bébé vai crescendo e se desenvolvendo, da mesma forma está o útero e a placenta. Há seis semanas atrás, o útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bébé também está a aumentar. Há no momento, por volta de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.
Nos próximos meses e especialmente no último trimestre da gravidez ficará cada vez mais difícil de se encontrar uma posição confortável para dormir, por isso, a mamã deve desde já deitar-se de lado (Graças a Deus que é a minha posição para dormir). Dormir de costas não é uma boa ideia pois o peso do seu útero em crescimento põe muita pressão em veias importantes como a aorta que corre atrás do abdomen. Isso pode diminuir a circulação para o bébé e partes de seu corpo. Algumas mulheres sentem como se não pudessem respirar direito ao se deitarem nessa posição.
Dormir de barriga para baixo põe muita pressão sobre o útero em crescimento. Não é recomendável a partir de agora. A mamã tem de se habituar a dormir de lado daqui para a frente (Sem medos! ehehhheh).

Sem comentários: