terça-feira, outubro 24, 2006

O leite materno


Andei a fazer uma pesquisa acerca dos benefícios do leite materno. Não sei se vou poder dar leite muito tempo mas espero que sim! Deve ser uma sensação indescritivel.

O leite materno é equilíbrado em proteínas, hidratos de carbono, lípidos e minerais, permite uma digestão fácil, com menos problemas intestinais (diarreia e a obstipação).

Já tinha ouvido dizer que os bebés que são amamentados têm menos hipóteses de ganhar excesso de peso. E pelos vistos é mesmo verdade. Dizem que há ainda uma menor possibilidade do bebé vir a sofrer de perda excessiva de água ou de outras perturbações relacionadas. Têm também menos hipóteses de sofrerem reacções alérgicas ou infecções bacterianas. Já para não falar que o leite materno fornece ao bebé uma protecção natural, devido aos importantes anticorpos naturais que são transmitidos da mãe para a criança através do leite.

A amamentação traz também benefícios psicológicos para o bebé ao permitir-lhe sentir a proximidade e calor físico do corpo da mãe, desfrutar do som da sua voz e a visão da sua cara e, ao mesmo tempo, satisfazer as necessidades de sucção do bebé (estou ansiosa!).
O acto físico de sucção do bebé irá aliviar a mãe do desconforto dos seios cheios. A amamentação ajudá-la-á igualmente a reaver o seu aspecto físico normal com maior rapidez, ao mesmo tempo que permite ao seu útero a voltar mais rapidamente ao estado normal de não gravidez.

Para além disso, a amamentação é um meio económico e conveniente de alimentar o bebé. Sempre que o bebé tenha fome, está sempre disponível um suprimento de leite à temperatura certa.

Bébé....cá estarei para ti.

Sem comentários: