domingo, março 09, 2008

Bebé aos 11 meses

A CAMINHAR!
Permitir que o seu filho explore o mundo dele descalço sobre superfícies macias ou com sapatos macios (quando precisar de lhe cobrir os pés) é uma excelente ideia. Nem os sapatos especiais nem as 'aranhas' são úteis no processo de aprender a andar. Não se preocupe com as pernas arqueadas nem com os pés virados para fora, endireitar-se-ão à medida que ele começar a andar sozinho. Não é recomendável usar 'aranhas', pois estes aparelhos têm sido associados a acidentes quando os bebés os viram ou se metem em locais inapropriados. Não só podem meter os bebés em sarilhos, como também podem limitar a flexão da anca (a capacidade de mover livremente a junta da anca), uma parte importante do andar para a frente.
DIGA 'MUUU'
Esse primeiro aniversário está a aproximar-se rapidamente, o que significa que está quase na altura de mudar para leite de vaca, se quiser desmamar o bebé agora. A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) aconselha esperar pelo menos doze meses antes de dar leite de vaca ao bebé, pois pode contribuir para alergias e problemas digestivos. Quando começar a dar leite de vaca, certifique-se de que é leite gordo, e não meio gordo nem magro. Os bebés necessitam da gordura e dos ácidos gordos para o crescimento do cérebro e para obter as calorias de que necessitam até aos dois anos. A maioria dos bebés que tomam leite artificial pode mudar para o leite de vaca ao fazerem um ano de idade; consulte o pediatra para ver se o bebé se encontra em alguma circunstância especial. O bebé deve beber aproximadamente entre 650 e 700 g de leite por dia.
FALE À VONTADE!
O seu bebé está a começar a dominar algumas palavras, provavelmente 'mamã' e 'papá' entre elas. As sus intenções de formar outras palavras são ainda imperfeitas, por exemplo 'mana' por 'irmã', mas estimulam os que o rodeiam a dizer-lhe as palavras que quer dizer e assim ensiná-lo a falar. O seu bebé faz caretas para que você sorria. Dança e adopta poses para cativar a sua atenção. Cada gesto e cada atitude tem um significado e é provável que você não o conheça, por isso o seu filho faz uso de todo o corpo para conseguir as respostas que deseja. É irresistível.

Dodot

3 comentários:

Liana disse...

Quase, quase a fazer 1 aninho :)

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Mamã!Mamã! eheheheheh vamos lá Gui, este mês já fazes um anito.. parece que foi ontem que te fui ver com poucas hrs de vida..
beijocas nossas

Anónimo disse...

Obrigada mamã por este texto tão útil!
Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana